PUB
PUB
Nacional
Ana Moura abre novo ciclo na carreira com «Desfado»
Ana Moura
Redação Lux em 10 de Novembro de 2012 às 09:35
Ana Moura afirmou que o novo álbum, «Desfado», é um «reflexo da carreira e das parcerias que tem feito», levando-a a «explorar» novas áreas, com o fado "arrumado", liberdade que até lhe permitiu cantar três temas em inglês.

«Não é uma negação do fado, eu gosto de cantar fado e não me sinto bem sem o cantar - é um percurso de carreira, quis explorar novas áreas, reflexo das parcerias que tenho feito, e tenho descoberto características em mim que desconhecia», disse a intérprete.

A «renovação» da intérprete estende-se à equipa de músicos e à produção. Pela primeira vez na sua carreira discográfica, já com quatro álbuns de estúdio, não é o músico Jorge Fernando que assume os comandos da produção, mas sim Larry Klein, que também já trabalhou com a cantora e compositora de origem canadiana Joni Mitchell e com o pianista norte-americano de Jazz Herbie Hancock, dois nomes que também participam no disco.

Larry Klien antes de iniciar o trabalho de produção «esteve duas semanas em Portugal, ouviu de tudo, do fado à música tradicional e de intervenção, andou por Lisboa e informou-se».

O álbum foi gravado na Califórnia, o que agradou a Ana Moura, pois «implicou um empenho e focalização a 100 por cento no que se estava a fazer».

«Nós saíamos do estúdio e íamos para casa ouvir o que tínhamos gravado, e regressávamos no outro dia para gravar mais. Foi muito intenso, mas não permitiu outras distrações, estávamos focados apenas no disco», afirmou.

Com Ana Moura gravaram Ângelo Freire, na guitarra portuguesa, Pedro Soares, na viola, Dean Parks, na guitarra clássica, David Piltch, no baixo, e Freddy Kdella, no violino, no tema «Thank you», de autoria de David Poe.

Tim Ries, com o qual a intérprete já trabalhou no Rolling Stones Project, e Herbie Hancock, são os músicos convidados.

A fadista é fã do pianista que acompanhou lendas do jazz como Miles Davis, vencedor de mais de dezena e meia de "Grammies", de quem Ana Moura coleciona os discos de vinil. O seu ¿manager¿ sabendo desse facto, preparou-lhe a surpresa de o músico participar no CD.

«Curiosamente, quando se fez o contacto com o Herbie [Hancock] ele aceitou de imediato pois, segundo disse, naquela altura, em casa só ouvia duas cantoras, e uma delas, era eu».

Hancock participa no tema "Dream of fire".

Para a fadista, que dedicou «mais cuidado e atenção» à produção deste disco, «Desfado» marca a sua «independência».

«Sinto-me livre, forte e independente, e são sensações muito novas para mim; estou a querer explorá-las e não estou a deixar que o medo me impeça de fazer aquilo que quero», salientou a intérprete.

«Não estou aqui a inventar nada, nem digo que isto é um novo fado», advertiu a fadista.

«O disco tem fado tradicional e tem outras coisas diferentes», rematou Ana Moura, que, em 2008, recebeu o Prémio Amália para Melhor Intérprete.

Entre os autores conta-se ainda Joni Mitchell, que a Rolling Stone já incluiu na lista dos melhores intérpretes "folk" de todos os tempos. Da criadora de "Circle game", que foi um dos nomes do Woodstock e tocou com músicos tão distintos como o contrabaixista Charlie Mingus ou o guitarrista Jaco Pastorius, Ana Moura interpreta "A case of you".

O disco inclui ainda canções de autores como Pedro Abrunhosa, Mário Raínho ou Miguel Araújo Jorge entre novas composições e músicas tradicionais como o Fado Macau ou o Fado Primavera.

Sobre a diversidade aparente do repertório, a fadista atestou: «É a minha voz o que unifica todos estes autores e estilos diferentes».

Ana Moura integra também a equipa autoral, e assina a música de ¿Dream of Fire¿, letra de um autor amigo da fadista, que quer manter o anonimato.

«Desfado», que é editado na segunda-feira pela Universal Music, é composto por 17 temas. Pedro da Silva Martins é o único autor que assina dois - a letra e música de «Desfado», que abre o CD, e «Havemos de acordar», que conta com a participação de Tim Ries.

Lusa
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção