PUB
PUB
Nacional
Redação Lux  com Lusa em 11 de Maio de 2010 às 20:09
«Banho de multidão» na primeira missa de Bento XVI em Portugal
O primeiro dia da visita de Bento XVI a Portugal terminou com o primeiro «banho de multidão», no Terreiro do Paço, e com um apelo aos católicos portugueses, para serem «uma presença irradiante da perspetiva evangélica» na sociedade.

«A prioridade hoje é fazer de cada mulher e homem cristão uma presença irradiante da perspetiva evangélica no meio do mundo, na família, na cultura, na economia, na política», afirmou Bento XVI durante a homilia da missa do Terreiro do Paço.

Outro apelo deixado pelo Papa foi no sentido da ajuda de Portugal à afirmação da matriz cristã na Europa, à semelhança do que o país fez durante os Descobrimentos, quando foi um dos principais promotores da fé católica no mundo.

À chegada ao Terreiro do Paço, o Papa recebeu de António Costa, a chave da cidade de Lisboa, enquanto Nuno Gomes e Rui Costa, acompanhados de jovens do Benfica, lhe ofereceram uma águia e uma camisola do clube. No início da missa, e depois de uma saudação, o cardeal patriarca presenteou-o com um cálice.

Esta foi a primeira das três missas presididas por Bento XVI durante esta visita a Portugal, e contou com a presença de 5 000 crianças e 10 000 jovens junto ao altar.

Antes da cerimónia no Terreiro do Paço, o dia do Papa em Lisboa ficou marcado por visitas ao Mosteiro dos Jerónimos e ao Palácio de Belém, onde trocou com Cavaco Silva ofertas alusivas à viagem.

No aeroporto de Lisboa, Bento XVI assumiu-se como «peregrino de Fátima» e evocou as comemorações do Centenário da República portuguesa, sublinhando a importância da colaboração entre Igreja e Estado.

Bento XVI passará a primeira noite da sua visita a Portugal na Nunciatura Apostólica, em Lisboa.

Clique na imagem para ver todas as fotos

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção