PUB
PUB
Nacional
Redação Lux  com Lusa em 15 de Outubro de 2010 às 20:49
Portugal Fashion: Estilistas portugueses fazem balanço de 15 anos de desfiles
Os primeiros estilistas portugueses que se apresentaram na 27ª edição do Portugal Fashion, no Porto, relembraram o caminho percorrido pela iniciativa ao longo dos últimos 15 anos.

A abrir esta edição do Portugal Fashion, que terminou de madrugada, Manuel Alves, da dupla Alves/Gonçalves, congratulou a organização pelo esforço despendido para expor os designers portugueses.

«Dou os parabéns pela energia com que os organizadores se debatem todos os anos para defender aquilo que é fundamental para a indústria têxtil portuguesa, que é colocar a moda acima daquilo que o país por vezes não entende mas que é necessário. A indústria portuguesa e os designers portugueses precisam de apoio», garantiu o estilista.

A dupla de estilistas apresentou uma coleção marcada por silhuetas «muito simples», onde pontuam os neutros e as cores vibrantes, «sem recorrer a estratagemas do glamour».

«É uma silhueta simplificada, sem excessos mas sempre muito feminina», acrescentou Manuel Alves.

De regresso ao Portugal Fashion, Katty Xiomara disse à Lusa «ser bom estar perto de casa».

A coleção de Xiomara, denominada «Cubic Landscape», tem como mote trazer a floresta para a cidade para «tornar as edificações um pouco mais verdes, mais luminosas e mais vivas», explicou.

Ana Salazar, a terceira estilista a apresentar a sua coleção no evento, lembrou a falta de organização do Portugal Fashion no passado, quando se apresentava com o Colectivo Indústria e que provocou o seu afastamento durante uns anos.

«Acabei por sair do Portugal Fashion um bocado triste mas agora é diferente. Apresentar-me sozinha faz toda a diferença», sustentou.

«Casual W.I.P.» é o nome da coleção que Ana Salazar trouxe ao Porto, afirmando tratar-se de uma coleção «mais casual» do que as apresentadas recentemente na Moda Lisboa e no São Paulo Fashion Week.

«Há cores lisas, verdes e amarelos simples e riscas que vão ser declinadas nas várias cores da coleção que é, no fundo, o tema», disse.

A noite terminou com o desfile de Miguel Vieira, «A Perfect Day», com uma história de amor na praia como tema de fundo.

Relativamente ao 15º aniversário do Portugal Fashion, o estilista garantiu ser «um marco muito bom».



«Passei momentos muito bons no Portugal Fashion, os meus clientes gostaram sempre de ver as minhas coleções cá e como tal é uma maneira ótima de poder comemorar», salientou.

A 27ª edição do Portugal Fashion começou quinta feira e vai estar no edifício da ex- Alfândega do Porto até domingo.

Hoje vão apresentar as suas coleções os estilistas Anabela Baldaque, Felipe Baptista Oliveira, Storytailors e Luís Buchinho, além de seis jovens criadores, entre eles, a vencedora do concurso da RTP «Projeto Moda», Carina Duarte.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção