PUB
PUB
Nacional
Cavaco Silva aceita demissão de Sócrates e anuncia eleições antecipadas para 5 de junho
Cavaco Silva (Manuel de Almeida/Lusa)
Redação Lux  com AM em 1 de Abril de 2011 às 10:23
Cavaco Silva aceitou, esta quinta-feira, a demissão de José Sócrates e anunciou eleições antecipadas para 5 de junho.

«Decidi hoje aceitar o pedido de demissão apresentado pelo senhor primeiro-ministro, dissolver a Assembleia da República e convocar eleições legislativas antecipadas para o próximo dia 5 de junho», começou por anunciar Cavaco Silva.

Na declaração ao país, o Presidente da República justificou a decisão de dissolver a Assembleia da República e convocar eleições legislativas antecipadas «tendo em conta a objetiva e indiscutível degradação da situação política nacional».

«É visível para todos os portugueses o aumento da falta de confiança recíproca entre as diversas forças políticas e ausência de diálogo e de negociação entre o Governo e os partidos da oposição», referiu.

Revelando que a maioria dos partidos políticos manifestou preferência pelo dia 5 de junho, Cavaco Silva anunciou que será nessa data que se irão realizar as eleições legislativas antecipadas, que terão lugar «num momento crítico da vida nacional», dada a «situação extremamente grave» das contas públicas e externas, ao endividamento externo e às necessidade de financiamento do Estado.

«As eleições do próximo dia 5 de junho irão, pois decorrer num momento em que o país é confrontado, em simultâneo, com uma crise política, com uma crise económica e com uma crise social», resumiu Cavaco Silva.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção