PUB
PUB
Nacional
Consulta do viajante obrigatória 4 semanas antes de partir de férias
avião
Redação Lux em 4 de Julho de 2014 às 12:25
Se vai viajar para fora da Europa, deve tomar algumas precauções de forma a não colocar a saúde em risco. A consulta do viajante responde às questões de quem viaja, ao focar-se no aconselhamento das medidas preventivas a adotar antes, durante e depois da viagem.

De acordo com Ivo Barata, responsável pela Consulta do Viajante do Hospital Nossa Senhora da Arrábida, «o contacto com novos ambientes, faz com que muitas vezes o viajante fique exposto a agentes transmissores de doenças, bem como a climas e altitudes diferentes do habitual e, por esse motivo, recomenda-se que procure uma destas consulta para prevenir situações de risco».

«A consulta deve ser marcada entre 4 a 6 semanas antes da data prevista de partida, principalmente em casos em que é necessária a vacinação. O viajante deverá trazer consigo o boletim de vacinas e da lista dos medicamentos que toma regularmente», acrescenta.

Ao planear uma viagem, torna-se necessário ter em conta outras precauções, nomeadamente ao nível da alimentação. Os alimentos devem ser maioritariamente cozinhados, com exceção da fruta que, nesse caso, pode ser descascada e seguidamente ingerida. Os restantes alimentos devem ser consumidos imediatamente após o processo de confeção e a compra dos mesmos, na rua, deve ser evitada.

Em muitos países, a água é imprópria para consumo, pelo que um dos conselhos dos especialistas para colmatar este problema, passa por ferver a água. Caso não seja possível realizar a fervura da água, poderá usar-se um desinfetante. Depois deste processo, a água pode beber-se e ser utilizada para cozinhar ou lavar os dentes.

Quando se viaja de avião, os pais dos bebés, com menos de sete dias de idade, devem estar especialmente atentos aos riscos a que estes estão sujeitos, pois os bebés são considerados viajantes com necessidades especiais. As alterações da pressão do ar e a desidratação são alguns dos fatores a ter em conta para este grupo etário.

A consulta do viajante permite aos viajantes obter informações específicas sobre as várias medidas a adotar, sendo realizada por médicos especialistas em doenças infeciosas, que disponibilizam todas as informações sobre vacinação e cuidados necessários, tendo em conta o destino da viagem.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção