PUB
PUB
Nacional
Siza Vieira e Souto de Moura expõem móveis na «Porto Poetic»
Álvaro Siza Vieira (Lux)
Redação Lux em 29 de Julho de 2013 às 19:38
Os arquitetos Siza Vieira e Eduardo Souto de Moura vão expor peças de mobiliário, entre 13 de setembro e 27 de outubro, no Museu de Arquitetura e Design Triennale Di Milano, Itália, para apoiar a internacionalização, foi hoje anunciado.

A exposição ¿Porto Poetic¿, projeto comissariado pela Ordem dos Arquitetos da Secção Regional do Norte (OASRN), tem por objetivo apoiar a internacionalização e a divulgação de obras de arquitetos portugueses da região norte do país, que incluem no seu método projetual o desenho de objetos e mobiliário.

O presidente da OASRN, José Fernando Gonçalves, disse hoje, em conferência de imprensa, no Porto, ser necessário encontrar junto dos arquitetos mais novos um ¿conjunto de eventos¿ que divulguem a área de trabalho em que se concentram, não tão centrada nos edifícios.

¿A área complementar ao projeto de arquitetura, que de algum modo vai constituindo uma possibilidade de trabalho aos jovens arquitetos, incentiva-os a ser mais proactivos e a procurar diferentes modos de construir um país socialmente mais interessante¿, disse.

Na atual conjuntura, explicou, esta área reveste-se de uma renovada importância porque alavanca novas possibilidades de trabalho e estratégias para um novo ¿pensamento e ação urbana¿.

José Fernando Gonçalves relembrou que, em 2012, na Feira Internacional do Porto ¿ Exponor, a Ordem dos Arquitetos divulgou uma exposição ¿O design por Arquitetos¿ onde expos o trabalho ¿menos comum¿ dos arquitetos como peças de mobiliário e objetos.

O curador da ¿Porto Poetic¿, o arquiteto italiano Roberto Cremascoli, avançou que a exposição tem arquitetura, design, fotografias e vídeos.

Composta por 41 projetos, 540 fotografias de autor, 28 vídeos e 215 peças de mobiliário e `design¿, a exposição quer mostrar uma realidade específica da arquitetura portuguesa.

O arquiteto Siza Vieira considerou ser necessário dar visibilidade ao que se faz em Portugal.

¿Há muitas empresas que tem solicitado o desenho de peças de mobiliário que, depois, são produzidas e colocadas no mercado nacional e internacional¿, afirmou.

Neste momento, salientou, o maior problema da exportação é a dificuldade em ganhar mercado e da comercialização.

No campo do mobiliário, frisou, há produtores ¿fortíssimos¿ já conceituados no mercado nacional, pelo que é ¿difícil¿ penetrar nessa área.

¿Exige uma capacidade de investimento, publicitação, negociação e produção mais desenvolvida¿, disse.

Por seu lado, Eduardo Souto de Moura entendeu que esta ¿faixa de mercado¿ é uma possibilidade para divulgar uma geração ¿menos conhecida¿ e com ¿cada vez mais¿ dificuldades.

Estas iniciativas, afirmou, são uma ¿ótima via¿ de promoção da arquitetura portuguesa.

O arquiteto revelou que ¿muitas empresas¿ produzem móveis para hotéis de todo o mundo porque ¿têm qualidade¿.

Além de Siza Vieira e Eduardo Souto de Moura, a exposição terá obras de Fernando Távora, Adalberto Dias, Camilo Rebelo e Tiago Pimentel, Carlos Castanheira, Francisco Vieira de Campos, Isabel Furtado e João Pedro Serôdio, José Mendes Ribeiro, José Carvalho de Araújo e Nuno Brandão Costa.

LUSA
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção