Notícias
Redação Lux em 24 de Maio de 2017 às 08:00
Makeover dentário aos 60 anos por Dra Esmeralda Martins
1/3 - Antes - Makeover dentário aos 60 anos por Dra Esmeralda Martins
2/3 - Depois - Makeover dentário aos 60 anos por Dra Esmeralda Martins
3/3 - Esmeralda Martins médica-dentista Clínica Milénio - Foto: DR

Por Dra Esmeralda Martins

Quando o senhor Pereira entrou pela primeira vez no meu consultório, vinha bastante fragilizado. Enviuvara há menos de dois meses. Passara os últimos dois anos a cuidar da esposa, colhida por um cancro terminal. Um processo terrível e doloroso. Ainda estava perdido e com dias muito longos que custavam a passar. Explicou-me que tinha tomado a decisão de pôr a sua saúde em dia: fazer análises, exames de rotina etinha marcado dentista, influenciado pelosnetos, que já usavam aparelho e o despertavam para a atenção à saúde dentária.

Foi assim que nos conhecemos. O sr. Pereira amável, de olhos tristes, justificava-se com embaraço por que há muito não ia ao dentista. Muito bem apessoado, tinha, contudo, os dentes apinhados, muito amarelados, coroas e pontes desgastadas, escondidos sob um elegante bigode marialva.

O sr. Pereira não gostava dos seus dentes tortos, mas não fazia ideia dos novos procedimentos e tecnologia ao dispor e ficou, portanto, assoberbado quando percebeu que bastaria um dia para ficar com o sorriso tratado, cuidado e saudável.

Feita uma limpeza e destartarização completa, propus-lhe uma reabilitação estética da dentição para voltar a casa e mostrar um grande e lindo sorriso aos netos.

A técnica de makeover dentário permite-nos, por exemplo, alterar a cor dos dentes com branqueamento a laser de última geração e/ou colocar facetas ou coroas em cerâmica que alteram/corrigem/reabilitam a forma, cor e feitio dos dentes. O makeover pode também combinar as duas técnicas numa mesma sessão, reesculpindo completamente a boca. Foi o que fizemos. 

Como é habitual nos meus trabalhos, não foi feito qualquer preparo nos dentes. Foram feitas fotografias de cada um, digitalizadas em computador, e logo aí desenhadas as facetas ideais. 

Com o novo sistema CerecBluecam, de tecnologia alemã, a faceta ou coroa é imediatamente talhada, em seguida é feito um brilho (glaze) em forno próprio, corrigida a cor, se necessário, e colocada na boca, imediatamente. 

Na foto do depois, podemos ver o incrível resultado com a aplicação de três facetas resistentes e muito estéticas no maxilar superior e uma apenas no maxilar inferior.

O sr. Pereira tinha uma grande preocupação em não ficar com um “teclado” na boca, com medo de parecer que tinha “dentes falsos”. Como se vê, tal não aconteceu. Os dentes foram esculpidos de maneira a ir de encontro à forma original dos seus dentes (que estava perdida). O resultado é espantosamente natural.

No final, um branqueamento Philips Zoom Professional Whitening coroou este sorriso. Pude ver a surpresa e satisfação do sr. Pereira ao ver-se ao espelho. Agora sorria e já só queria ir para casa para mostrar aos filhos e aos netos a grande transformação.

Cada vez mais surgem no meu consultório homens sexagenários, viúvos. É muito salutar e desejável que parte da reorganização das suas vidas passe por cuidarem de si e fazerem um check-up completo, que inclui uma visita ao dentista.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

pub
Mercado
pub
Outros títulos desta secção