PUB
PUB
Notícias
Dicas para não engordar nesta quadra festiva
oficina chocolate
Redação Lux em 23 de Dezembro de 2010 às 14:46
Todos sabemos e temos consciência de que esta altura é problemática para quem está a fazer dieta ou a manter o peso. Os jantares de família, os jantares de empresa, as caixas de chocolates que começam a chegar-nos às secretárias... Parece que tudo é um «atentado» à determinação.

Mas não se preocupe, nós dizemos-lhe como fazer para chegar a 2010 incólume e magro.

1. Se lhe oferecerem uma caixa de chocolates, ofereça-a imediatamente a outra pessoa. É como o jogo do «passa ao outro e não ao mesmo». Se guardar todas as caixas de chocolates que lhe oferecerem, vai ter guloseimas na despensa até Fevereiro e isso é realmente um problema. Se lhas oferecerem no local de trabalho, distribua imediatamente pelos colegas. Aproveita e fica bem visto.

2. Se tiver de cometer um disparate, cometa-o até às 18 horas. Assim, dá tempo ao seu corpo para queimar as calorias em excesso.

3. Faça compensações: dois dias de festa correspondem a dois dias a salada ou a sopa.

Aproveite para andar mais nestes dias. Evite o elevador. Vá a pé para o trabalho ou saia na paragem de metro anterior.

4. Beba muita água, a toda a hora. Desta forma, o corpo está regulado, bem hidratado e com uma sensação de saciedade maior.

5. Se tiver dias de férias por gozar, vá comendo ao longo do dia, de duas em duas horas: uma peça de fruta, duas bolachas integrais, um iogurte natural, uma gelatina. Assim, acelera o metabolismo.

6. Na consoada, encha metade do prato com couves, uma batata pequena e bacalhau (o equivalente ao que caberia na sua mão). E pode regar com um fiozinho de azeite.

7. Dos doces de Natal, desvie-se dos fritos... O bolo-rei é a solução de fuga. E é muito mais saudável.

8. Se for você a organizar o jantar, tenha na mesa outras soluções de sobremesa: fruta, biscoitos secos integrais, requeijão, gelatina.

9. A seguir ao jantar de consoada, lave imediatamente os dentes. Assim, evita ir petiscando durante o serão em família.

10. Faça chá de tília ou camomila para tomar depois do jantar. Ajuda a acalmar o stress das festas

bem como o estômago.

11. Em relação ao champanhe, beba pouco de cada vez e retire-lhe as bolhinhas.

12. Fuja dos frutos secos. Se não os come durante o ano, para quê fazê-lo agora?

13. Coma devagar, desfrute da refeição e da companhia da família e dos amigos, saboreie lentamente. Dará tempo ao seu cérebro para se sentir saciado.

14. Nos dias a seguir às grandes festas, beba em jejum uma chávena de água morna com umas gotas de limão e coma uma maçã. Esta conjugação ajuda o corpo a depurar dos excessos, e a activar os estímulos de excreção e diuréticos.

15. Vá bebendo tisanas calmantes ao longo do dia. Esta época é muito stressante: os presentes, as sogras, os convites, os embrulhos, os miúdos... Toda esta ansiedade tende a que levemos à boca a comida sem pensar. Por isso, evite-a e mantenha a calma.

16. Faça programas que nada têm a ver com o Natal. Mantenha-se ocupado com actividades ao ar livre, visitas a museus ou cinema. Uma mente ocupada não pensa em comida.

por Dra. Carla Castrelo,

Médica Nutricionista
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção