PUB
PUB
Notícias
Substâncias de vida
Sopa de Grão e Iogurte (Lux)
Redação Lux  com Humberto Barbosa em 27 de Novembro de 2010 às 12:02
Chegámos já a uma das épocas importantes para uma correta reposição de substâncias fundamentais à nossa saúde, ao bom funcionamento do nosso organismo e, até, à prevenção de doenças comuns e típicas dos meses mais frios, como as constipações e as gripes.

Para os grupos de risco, em que se incluem profissionais de saúde, professores, idosos e doentes crónicos, como os diabéticos, entre outros, continua a ser importante a vacinação profilática sazonal contra a gripe. Esta é uma doença que não deve ser desvalorizada, apesar de ser comum, porque a gripe pode matar... E mata mesmo anualmente em todo o mundo muitos milhares de pessoas, em estimativas que rondam entre as 250 e as 500 mil. Por isso, vacine-se, trate-se e resguarde-se. Se tiver gripe fique em casa, até porque pode sair mais caro à sua empresa tê-lo a trabalhar e a contagiar mais cinco ou seis colegas do que ficar apenas sem a sua presença.

Estas substâncias tão importantes para a nossa saúde e para a prevenção de muitas doenças são as vitaminas.

As vitaminas são essenciais à vida e ao bom funcionamento do organismo. São ingeridas através do que comemos, já que o nosso organismo não tem capacidade para sintetizar a maior parte das vitaminas de que precisa.

Nenhum comprimido pode substituir uma alimentação saudável, variada e equilibrada.

Uma dieta deficiente não é por si só compensada por suplementos alimentares, que são exatamente isto: um acréscimo de nutrientes que se une a uma boa alimentação, rica em vegetais, fruta, cereais e grãos.

Quem deve indicar se precisa de tomar vitaminas é o seu médico ou nutricionista, que analisa o nível de carência ou de excesso vitamínico e adapta a dieta e a suplementação ao seu caso particular.

Como já foi dito, as vitaminas são elementos nutritivos essenciais à vida. O ser humano pode (e deve) receber as vitaminas através de uma boa alimentação. No entanto, existem situações em que se justifica uma utilização terapêutica de vitaminas. Para identificar estas situações devem ser feitas análises específicas, como o check-up nutrigenético que, entre outros exames, identifica o equilíbrio vitamínico a nível celular.

O estilo de vida moderno, com uma alimentação deficiente, refeições mal cumpridas, alimentos processados industrialmente e o próprio stress, pode comprometer a ingestão, a assimilação e a ação das vitaminas. Por outro lado, a própria preparação dos alimentos pode levar a que se percam nutrientes e vitaminas, já que estas são sensíveis ao calor, ao deficiente armazenamento dos alimentos, à presença de oxigénio, luz ou humidade.

A forma ideal de confecionar os alimentos é através do vapor ou com pouca quantidade de água.

Uma das vantagens da sopa, por exemplo, é o facto de aproveitar a água onde são cozinhados os vegetais, e que é um caldo rico em vitaminas libertadas durante a cozedura. Por tudo isto, alimente-se bem e procure ajuda especializada para seguir uma boa dieta e verificar o seu estado de saúde geral.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção