Nacional
Nair Coelho em 2 de Outubro de 2019 às 18:00
Fotos: Casamento de Francisco Garcia e Sofia Sousa Guedes

A igreja de São Pedro de Almargem do Bispo, no concelho de Sintra, foi a escolhida por Francisco Garcia, de 31 anos, e Sofia Sousa Guedes, de 32, para trocarem alianças e oficializarem uma relação que começou em 2013.

Marcada para as 12h30, a cerimónia religiosa, conduzida pelo padre Carlos Pinto, contou com o já habitual atraso da noiva. Na ausência do pai, que morreu quando Sofia era ainda criança, a noiva foi conduzida ao altar por Francisco Corrêa de Sampaio, um amigo muito especial da família.

Sobre as horas que antecederam a cerimónia, Sofia confessou, divertida: “Estive calmíssima até meia hora antes de ir para a igreja! [risos] Estava muito nervosa mas estava muito mais feliz e emocionada do que nervosa. E foi espetacular, foi maravilhoso!”.

Em vez do tradicional vestido, Sofia usou uma saia e top criados pelo atelier de Mariana Fonseca, sua amiga e madrinha de casameno, e escolheu um bouquet de flores campestres.

Acompanhada pelas filhas, Teresa, de 4 anos, e Mercedes, de quase 2, e por Matilde, Caetana e Eduardo, filhos de amigos do casal, Sofia percorreu o caminho até ao altar, onde Francisco a esperava.

“Foi mágico! Ver a Sofia foi uma surpresa, um momento incrível... O caminho até estarmos juntos... Estava linda e estavamos super felizes“, afirmou o ator e apresentador, para quem a cerimónia religiosa teve um signicado muito especial.

“O sacramento do casamento religioso era realmente o que nós queríamos, por isso, nunca foi precipitado e se foi agora era porque tinha de ser. Agora é que as coisas estavam todas alinhadas para acontecer neste dia. É esta união, de passarmos a ser um perante Deus que era importante para nós”, disse Francisco, que protagonizou um momento divertido, ao enganar-se na aliança.

“Apesar do nervosismo acabou por ser uma cerimónia descontraída, deu para rir, darmos carinhos, termos as miúdas à nossa volta. Foi muito emocionante...”

Já casados, Sofia Sousa Guedes e Francisco Garcia testemunharam o batizado da filha mais nova. Mercedes usou o vestido de batismo da mãe, que já tinha sido também usado pela irmã, e, ao contrário das expetativas, portou-se lindamente.

“Não sei como, o padre Carlos carregou num botãozinho qualquer e ela ficou quietinha e silenciosa quando deitaram a água”, contou Sofia, acrescentando que até Teresinha comentou o comportamento da irmã: “Ela até disse, Mãe, ela não chorou! [risos]“.

Após as cerimónias religiosas, a festa continuou ali perto, no Casal dos Lobos, onde tudo se concretizou tal como Sofia e Francisco tinham imaginado. 

Já marido e mulher, desfrutaram de cada minuto de um dia inesquecível, vivido na companhia dos cerca de cem convidados, entre amigos e familares.

“É um sítio lindo, com uma envolvência espetacular, e aconteceu o que queríamos, que era festejar com os nossos amigos e família. E tivemos a ajuda da Outlux Wedding Events e da Imppacto, que fizeram acontecer o que tínhamos imaginado! Correu tudo bem”, sublinhou o apresentador, enquanto Sofia, que no fim do dia trocou a saia por uns jeans, acrescentou: ”Foi uma tarde descontraída, entre amigos. Queríamos que não houvesse horas, nem stress!”.

No dia seguinte, o casal partiu para uma lua de mel dividida em dois momentos: primeiro uma semana em Palma de Maiorca, seguida de umas férias idílicas nas Maldivas, logo a seguir a uma passagem breve por Lisboa. “Precisávamos de uma primeira parte mais perto e uma segunda parte bem longe! [risos]”, assume Sofia.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

pub
pub
Outros títulos desta secção