PUB
PUB
Internacional
Aos 94 anos, Tony Bennett revela que tem Alzheimer e vive secretamente com a doença desde 2016
Tony Bennett - 58ª cerimónia de entrega dos Grammy Awards, em Los Angeles 15.02.2016 Foto: Reuters
Redação Lux em 2 de Fevereiro de 2021 às 09:58

Tony Bennett tem Alzheimer e vive secretamente com a doença desde 2016, foi revelado numa reportagem da revista AARP.

O cantor de jazz americano, de 94 anos,  foi diagnosticado há quatro anos e continua a manter-se ativo adiantando ainda que lançará um novo álbum com Lady Gaga, gravado após o seu diagnóstico.

Embora tenha sido diagnosticado há quatro anos, Tony começou a dar sinais reais de declínio dois anos depois, em 2018, quando começou a gravar o seguimento do seu álbum Cheek to Cheek 2014 com Lady Gaga, que será lançado na primavera.

A doença de Alzheimer é uma doença progressiva e degenerativa do cérebro, na qual o acumular de proteínas anormais faz com que as células nervosas morram.

No documentário bruto das sessões, Tony Bennett pode ser visto a lutar para responder às perguntas de Lady Gaga, enquanto canta uma música, coloca as mãos sobre o rosto e chora.

Bennett continua a ensaiar duas vezes por semana, por sugestão de seu neurologista, mas a família não informou se ele fará apresentações ao vivo do novo álbum sem nome. A família adiantou, contudo, que o cantor não está capaz de participar de nenhuma entrevista promocional.

A sua terceira mulher, Susan, disse à publicação: 'Há muitas coisas nele de que sinto falta. Porque ele não é mais o velho Tony ... Mas quando ele canta, ele é o velho Tony".

Susan acrescentou que eles mantiveram a doença em segredo porque 'ele sempre gosta de dizer que o seu negócio é fazer as pessoas sentirem-se bem. E então ele nunca quis que o público soubesse se ele tinha um problema".

No Twitter, Tony Bennett agradeceu a reportagem por deixá-lo contar sua história: 'a vida é um presente, mesmo com Alzheimer', e agradeceu à mulher do artista, Susan Crow, 54, e à família pelo apoio contínuo.

 

 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção