PUB
PUB
Internacional
Sinéad O'Connor explica por que rasgou a foto do Papa João Paulo II nos anos noventa
Sinead O'Connor converte-se ao islamismo: 'Agora sou Shuhada'Davitt'
Redação Lux em 4 de Junho de 2021 às 15:22

Sinéad O'Connor explica por que rasgou uma foto do Papa João Paulo II durante uma apresentação em 1992 no "Saturday Night Live", no seu novo  livro de memórias, "Rememberings".

A cantora e compositora irlandesa disse que removeu a foto do então Papa da parede do quarto da sua mãe depois desta ter morrido, de acordo com um trecho do próximo livro de memórias de O'Connor, publicado pela Rolling Stone Magazine.

"A foto foi tirada quando ele (o Papa) visitou a Irlanda em 1979. 'Jovens da Irlanda', ele disse depois de fazer um show de beijos no chão no aeroporto de Dublin como se o voo tivesse sido assustador demais, 'Eu te amo'. Que conversa fiada. Ninguém nos amava. Nem mesmo Deus. Claro, até mesmo os nossos pais não nos suportavam", diz o trecho citado pela revista.

Antes da sua aparição no "SNL", O'Connor confessou que "estava chateada há algumas semanas" depois de "encontrar breves artigos enterrados nas últimas páginas dos jornais irlandeses sobre crianças que foram devastadas por padres, mas cujas histórias não eram acreditadas pela polícia ou os bispos aos quais os seus pais denunciavam", escreve a cantora.

O'Connor lembra ainda a referência do cantor e ativista irlandês Bob Geldof em 1978, que havia rasgado uma foto de Olivia Newton-John e John Travolta num programa de TV depois do seu single do Boomtown Rats, "Rat Trap", ter ultrapassado a canção "Summer Nights" da dupla.

Durante o ensaio da sua performance, O'Connor mostrou uma foto de um rapaz de rua brasileiro que tinha sido morto pela polícia, mas quando chegou a hora do show "SNL" ao vivo, ela rasgou a foto do Papa, causando indignação generalizada.

"“A minha intenção sempre foi destruir a foto do papa da minha mãe”, escreveu O'Connor. "Representava mentiras, mentirosos e abusos. Todo mundo quer uma estrela pop, entende? Mas eu sou uma cantora de protesto. Eu só tinha coisas para tirar do meu peito", explica.

Sinéad O'Connor on Finding Peace, Managing Mental Health After Child Abuse  | PEOPLE.com

 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção