PUB
PUB
Internacional
A vida trágica de Joe Biden, o homem que nunca desistiu dos seus sonhos
Joe Biden volta a surgir em público e apela à calma
Redação Lux em 9 de Novembro de 2020 às 08:51

Na noite antes da sua vida colapsar, Joe Biden estava sentado na sala de estar, na sua casa em
Delaware, com a mulher, Neilia, de 30 anos, e os três filhos, Beau, de 4, Hunter, de 3, e Naomi, de 1. Biden tinha também 30 anos e acabado de ser eleito senador. Conversava com a mulher acerca da mudança de vida e de como seriam os próximos anos. Faltava uma semana para o Natal de 1972.

No dia seguinte, enquanto Biden preparava o seu novo escritório em Washington, Neilia foi com os filhos, escolher uma árvore de Natal. No caminho, o carro onde seguiam foi abalroado por um camião. A mulher e a filha bebé de Biden tiveram morte imediata, os dois rapazes ficaram gravemente feridos. “Quando o telefone tocou, eu soube, senti-o nos meus ossos”, confessaria o político.

Os anos que se seguiram foram os mais difíceis para Biden, que se desdobrava para ser um pai carinhoso e sempre presente e cumprir o seu papel enquanto senador. Todos os dias fazia a viagem de comboio entre Delaware e Washington.

“Pela primeira vez na minha vida, entendi como é que alguém pode, conscientemente, decidir cometer suicídio”, afirmou. Em 1977, Biden voltou a casar-se com Jill, uma professora, que lhe foi apresentada pelo irmão.

“Apaixonei-me por um homem e pelos seus dois filhos pequenos que atravessavam uma inimaginável perda e dor. Como é que se preenche um vazio desses?”, disse Jill Biden, que ajudou a criar os filhos do marido, à revista Time.

Em 1981, Joe e Jill Biden foram pais de Ashley e a vida ia correndo. Porém, em 2015, Beau, o filho mais velho do político, morreu de um cancro cerebral raro e fulminante. Era casado com Hallie Biden, com quem tinha dois filhos.

“Há alturas em que não faço ideia como é que ele consegue continuar... como põe um pé em frente ao outro”, disse Jill Biden sobre a força do marido.

Depois da morte de Beau, o seu irmão, Hunter, terminou o casamento de 22 anos com a mulher, Kathleen, de quem tem três filhos, para ficar com a cunhada, a viúva de Beau.

A relação teve todo o apoio de Joe Biden e restante família. “Eu e a Hallie tivemos a sorte imensa de encontrar um no outro o amor e o apoio que procurávamos neste tempo tão difícil”, escreveu Hunter nas redes sociais quando assumiu o namoro. A relação terminou dois anos depois. Uma das principais causas foi a já longa dependência do filho mais novo de Joe Biden do álcool e das drogas. O pai não perde a esperança. “Este miúdo vai vencer isto. O Beau é a minha alma, o Hunter o meu coração.”

Apesar de todas as crueldades da vida, Joe Biden mantém-se fiel aos seus princípios e à promessa que fez ao filho Beau, a razão com que justifica nunca ter deixado a política. Depois de 26 anos no senado, oito como vice-presidente e várias tentativas de chegar à Casa Branca, Biden, de 77 anos, recusa-se a desistir da corrida.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção