PUB
PUB
Internacional
Redação Lux em 8 de Setembro de 2022 às 18:33
Morreu a rainha Isabel II

A rainha Isabel II morreu hoje, dia 8 de setembro. O Palácio de Buckingham informa que "a rainha morreu pacificamente em Balmoral esta tarde" e que o "o rei e a rainha consorte (Carlos e Camilla) permanecerão em Balmoral esta noite e retornarão a Londres amanhã".

Foi esta quinta-feira que o Palácio de Buckingham informou  que os médicos tinham colacado a monarca de 96 anos sob vigilância médica no Castelo de Balmoral, na Escócia. No comunicado, era referido que a monarca permanecia "confortável em Balmoral".

A rainha, que se encontrava de férias no Castelo de Balmoral, falhou o evento Braemar Gathering,no dia 3 de setembro, mas no dia 6, indigitou a nova primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss. No dia seguinte, contudo, cancelou a reunião do Conselho Privado após recomendação médica.

No último ano, Isabel II viu a sua saúde fragilizada nos últimos anos. Em outubro e novembro de 2020 cancelou vários eventos por conselho médico e em 2021, cancelou a presença na cerimónia do "Domingo da Memória", um dos momentos mais relevantes da sua agenda anual, devido a uma lesão muscular nas costas. Em outubro de 2021, a rainha passou ainda uma noite no hospital por precaução. Depois de em fevereiro de 2022, ter sido infetada com covid-19, passou a cancelar cada vez mais eventos e passou a surgir várias vezes de bengala, queixando-se de "problemas de mobilidade".

A rainha Isabel II fez História em 2022, ao tornar-se na primeira monarca britânica a festejar 70 anos à frente da Coroa do Reino Unido. O feito histórico confirmou a relevância que Isabel II teve não só no seu país como no mundo – foram também sete décadas a liderar a Commonwealth – o que justificou um conjunto de comemorações para celebrar com pompa e circunstância o seu Jubileu de Platina.

Isabel II deixa quatro filhos, Carlos, príncipe de Gales, a princesa Ana, André, Duque de Iorque e Eduardo, Conde de Essex.
 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção