Nacional
'Retratos Contados': O testemunho de Manuel Mendes Silva
'Retratos Contados': O testemunho de Manuel Mendes Silva
Redação Lux em 3 de Julho de 2020 às 10:00

Manuel Mendes Silva, 72 anos, médico urologista, casado há quase 50 anos, pai de 3 filhos, avô de 9 netos dá o seu testemunho em  "Retratos Contados".

"Há uma dúzia de anos o meu neto mais velho, na altura com 6-7 anos, quando programávamos as nossas visitas periódicas a parques, museus, espectáculos, etc, pediu-me para o levar a um cemitério. Senti a importância de lhe explicar apropriadamente esse assunto difícil que é a morte, e de o resolver comigo mesmo antes de lho ensinar. Com o tempo, e conforme iam atingindo a idade adequada, fui levando também os outros netos ao cemitério e dando-lhes explicações sobre a morte e as suas circunstâncias, envolvimentos e rituais, bem como da sua inevitabilidade, irreversibilidade e causalidade. Senti o apelo de estender às outras crianças estas explicações e propus à editora Booksmile um livro sobre este tema difícil, que se chamaria “A morte explicada aos mais novos”, na sequência do meu anterior livro “A sexualidade explicada aos mais novos”, sobre outro assunto embaraçoso".

Veja aqui o testemunho!

Um projecto único, inovador e diferenciador. Assim se apresenta  "Retratos Contados" iniciativa criada por Nélson Mateus para falar da importância dos avós na vida dos netos e da importância dos netos na vida dos avós.

"Nos Retratos Contados, pretendemos eternizar as pontes de amor entre avós e netos. Falar de afectos. Partilhar os bons momentos, as angustias, as inquietações…Que emoções sentem os avós? Que laços unem os avós aos netos? A comparação entre ser avô e o ter sido neto. Comparação entre o hoje e o antigamente …Falar dos que o avós ensinam aos netos e do que os netos ensinam aos avós…", enuncia o projeto.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

pub
pub
Outros títulos desta secção