Nacional
Siza Vieira recebe prémio carreira da Academia de Belas-Artes francesa
Álvaro Siza Vieira (Lux)
Redação Lux em 14 de Outubro de 2019 às 11:16

O arquitecto Álvaro Siza Vieira, de 66 anos,  foi distinguido com o Grande Prémio de Arquitectura da Académie des Beaux-Arts, pelo conjunto do seu percurso.

“É uma grande honra, porque é um prémio importante. É a primeira vez que a Academia de Belas-Artes dá este prémio carreira”, referiu o arquitecto Álvaro Siza ao Jornal Público.

O arquitecto proferiu uma conferência no Instituto de França, que junta as cinco academias de letras, artes e ciências, onde agradeceu “com emoção e humildade” o facto de ser o primeiro laureado.

A academia francesa evidenciou, através de comunicado, que escolheu Siza “pela exemplaridade de uma trajectória”. Siza Vieira tem  um edifício construído em França, a igreja de Saint-Jacques-de-la-Lande, próximo de Rennes (Bretanha), inaugurada em 2018, além de um projeto de urbanismo para o centro de Montreuil (1990-2000).

O júri era constituído por Marc Barani, Bernard Desmoulin, Dominique Perrault, Alain-Charles Perrot, Jacques Rougerie, Roger Taillibert, Aymeric Zublena e Jean-Michel Wilmott.

Este prémio tem um valor pecuniário de 35 mil euros.

 

 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

pub
pub
Outros títulos desta secção