Nacional
Equipa com astrónomo português descobre novo planeta idêntico à Terra
Proxima Centauri d Foto: DR
Redação Lux em 15 de Fevereiro de 2022 às 14:59

Foi descoberto um novo planeta, idêntico ao planeta Terra! E a equipa de astrónomos que fez a descoberta integra João Faria, astrofísico e professor convidado da Universidade do Porto.

Após centenas de observações ao sistema planetário da Proxima Centauri durante um período de 2 anos, foi descoberto o Proxima Centauri d, o terceiro planeta em órbita da Proxima Centauri, a estrela mais próxima do Sol, que se localiza a 4 anos luz de distância da Terra.

João Faria explica na revista científica Nature, que o efeito total da órbita do planeta, que leva apenas 5 dias, é de cerca de 40 centímetros por segundo. O planeta é provavelmente menor do que a Terra, mas não inferior a 26% da massa do nosso planeta, e pode ter oceanos com água em estado líquido.

“É fascinante saber que o vizinho estelar mais próximo do nosso Sol é hospedeiro de três pequenos planetas”, afirma Elisa Quintana, astrofísica do Goddard Space Flight Center da NASA. “A sua proximidade torna este um sistema primordial para estudos futuros, para se entender a sua natureza e como se formaram”.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico