PUB
PUB
Nacional
Redação Lux em 19 de Novembro de 2019 às 09:47
Fotos: Famosos participam em ação de reflorestação

Bárbara Norton de Matos, César Mourão, Laura Dutra e Martinho Silva participaram na ação de reflorestação que aconteceu no último sábado, em Leiria, onde foram plantadas 12 mil árvores na Mata Nacional do Urso, na zona envolvente à lagoa da Ervedeira, a norte do Pinhal de Leiria.

A ação promovida pelo Movimento Terra de Esperança e pela Fundação Galp em parceria com a ANEFA, foi organizada em conjunto com a Câmara Municipal de Leiria e contou com cerca de 500 voluntários.

O Movimento Terra de Esperança vai plantar cerca de 110 mil árvores de Norte a Sul do país até ao final de novembro.

O conjunto de iniciativas já em curso vai envolver, no total, 15 municípios e mais de 5 mil voluntários. O segundo aniversário deste Movimento foi assinalado no último sábado, em Leiria, com uma ação de reflorestação onde foram plantadas 12 mil árvores na Mata Nacional do Urso, na zona envolvente à lagoa da Ervedeira, a norte do Pinhal de Leiria. 

A ação organizada em conjunto com a Câmara Municipal de Leiria contou com cerca de 500 voluntários e elevou para cerca de 185 mil o número de árvores já plantadas pelo Movimento Terra de Esperança desde novembro de 2017. Além da ação de Leiria, o Movimento Terra da Esperança tem também no terreno, até ao final de novembro, um conjunto de iniciativas associadas à comemoração do Dia da Floresta Autóctone.

Estas ações envolvem a colaboração de mais de 4.500 alunos de escolas dos municípios de Cascais, Torres Vedras, Mangualde, Braga, Monção, Manteigas, Celorico da Beira, Castelo de Vide, Évora, Mértola, Alcobaça, Lagos, Sardoal e Fornos de Algodres.

O Dia da Floresta Autóctone, que se comemora a 23 de novembro, foi criado com o objetivo de promover a divulgação da importância da conservação das florestas naturais, contribuindo para a preservação e para a expansão das nossas espécies indígenas, fomentando assim a biodiversidade da floresta portuguesa. Um objetivo que cruza de forma natural e intrínseca com a missão do Movimento Terra de Esperança. 

Com a plantação destas 110 mil árvores, o Movimento fica próximo de atingir um volume de 300 mil árvores plantadas desde finais de 2017. Recorde-se que no final desse ano a Galp anunciou a oferta de 500 mil árvores para plantar em todo o território português, de forma a ajudar na recuperação e reflorestação das áreas ardidas nos fatídicos incêndios do verão de 2017.
 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção