PUB
PUB
Nacional
A lutar contra um cancro da mama, Marco Paulo foi operado para tirar o peito
Marco Paulo luta contra cancro da mama - Capa Lux 1034
Redação Lux em 23 de Fevereiro de 2020 às 18:00

Foi em lágrimas que Marco Paulo falou pela primeira vez sobre o momento duro que está a atravessar. 24 anos depois de ter lutado contra um cancro no cólon, e apenas três após ser operado de urgência a um tumor nos rins, o cantor foi surpreendido com nova doença oncológica: um cancro da mama.

“Foi-me detetado um tumor numa mama, debaixo do mamilo. Não liguei muito ao assunto, porque pensei que era apenas um problema das senhoras. Nunca me passou pela cabeça que isso pudesse acontecer aos homens”, disse Marco Paulo, recordando a surpresa sentida quando soube que  o “caroço que sentia” e que achava que era “uma coisa passageira” era, afinal, um tumor maligno.

“No primeiro exame que fiz, foi logo detetado que tinha de tirar o peito. Não foi fácil, as notícias nunca são fáceis, mas é mais uma luta que tenho de travar... Uma luta que muita gente trava. Não sou diferente de ninguém e tento agora superar da melhor forma possível”, disse com a voz embargada à jornalista Ana Sofia Cardoso, no “Jornal da Uma”, da TVI, onde contou que o cancro lhe foi diagnosticado por acaso, numa ida à CUF para remover um sinal.

“Um familiar e uma amiga que estavam comigo pediram à doutora para me ver o peito. Ela veio apalpar-me os peitos. Apalpou este e quando apalpou este [direito] notou que havia qualquer coisa que não estava bem. Fui fazer exames.“

A cirurgia de remoção do tumor aconteceu a 21 de janeiro, dia do seu 75.º aniversário, na CUF Descobertas, em Lisboa.

“Foram três horas de operação. Foi-me tirado debaixo da axila e peito direito [...] Já fiz uma sessão de quimioterapia. Vou fazer cinco sessões de quimioterapia, de 15 em 15 dias, e vou fazer o que os médicos me aconselham a fazer para poder recuperar novamente. A minha força, a minha vontade, a minha fé de vencer mais esta batalha é grande”, revelou, confessando estar a receber o apoio dos amigos e das pessoas mais próximas que, desde a revelação da notícia, “têm sido incansáveis”.

Apesar dos pedidos para que não chorasse na entrevista, Marco Paulo não conseguiu conter as lágrimas e revelar a sua fragilidade.

“Não sou de pedra, não sou de ferro. Sou humano e só eu é que sei o que estou a atravessar neste momento. Quero que me deem força, que não me deixem ir abaixo. A força das pessoas vai ser muito importante”, pediu, muito emocionado. A ser tratado no Hospital CUF Descobertas, onde diz que vai sempre tentar disfarçar a sua presença, Marco Paulo garante: “Vou continuar a sorrir para a minha vida e a continuar a ter a minha fé. Pode haver uma recuperação, um resultado como houve há 20 anos. Vou lutar com todas as minhas forças!”

Na verdade, já em 1996, e contra as expectativas dos médicos, o cantor deu provas de ser um lutador e superou o cancro no cólon.

A sua fé em Nossa Senhora de Fátima, que nunca escondeu, foi crucial. E é essa fé que, hoje, lhe dá confiança e o faz acreditar que no dia 21 de março irá subir ao palco da Super Bock Arena, no Porto.

“Espero, seja de que maneira for, fazer o concerto e não estou aqui a pedir para comprarem mais um bilhete para me irem ver cantar, nada disso, mas ainda não recebi informação sobre o cancelamento do concerto. Se tiver de acontecer, acontece, não sou de ferro, mas vou fazer todos os possíveis para que possa subir ao palco.” Dirigindo-se aos seus milhares de fãs, Marco Paulo disse: “Sei que tenho o apoio de Portugal e dos portugueses, eles vão-me ajudar muito... E as minhas lágrimas não são de coitadinho, mas custa-me estar a passar por um momento tão grave na minha vida.”

Na entrevista, o cantor fez questão de chamar a atenção de todos os homens para a possibilidade do cancro da mama, embora raro, atingir também o sexo masculino. “Um alerta bastante forte para os homens se precaverem e para que toquem no seu peito.”

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção