PUB
PUB
Nacional
Catarina Furtado leva os Direitos Humanos das Meninas e Mulheres ao palco principal da WebSummit 2021
Catarina Furtado Foto: Divulgação
Redação Lux em 26 de Outubro de 2021 às 11:32

Enquanto Embaixadora de Boa Vontade do UNFPA, Fundo das Nações Unidas para a População,  Catarina Furtado participa naquele que é o maior evento tecnológico do mundo, a WebSummit 2021.
 
«Is there a digital glass ceiling?» é a pergunta de partida para uma conversa, dia 3 de novembro às 16h10, no palco principal da WebSummit, entre Catarina Furtado e Sofia Nunes, co-fundadora da Mambu, com moderação de Charlotte Jee, jornalista da MIT Technology Review.

A Websummit é desta vez o palco global onde Catarina Furtado chama a atenção para a importância dos meios e tecnologias digitais no combate às desigualdades, às violências e discriminações em matéria de género, saúde sexual e reprodutiva, direitos e oportunidades.
 
Catarina sublinha a urgência em ampliar as vozes e os movimentos de jovens e mulheres que em todo o mundo encontram no digital o espaço público que lhe é vedado em muitos países e comunidades. 

Lembra também que o acesso ao digital é ainda um privilégio inacessível em muitas partes do mundo e indica os novos desafios a que importa dar uma resposta eficaz e coerente, aliada à Agenda de Desenvolvimento 2030 (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e à nossa humanidade partilhada.
 
Em discussão, estará também a relação entre o ativismo feminista e as redes sociais e, nesse sentido, a Embaixadora do UNFPA irá aproveitar a ocasião para desafiar todos e todas a utilizar o digital  como megafone de reivindicação e watchdog, contribuindo para um mundo mais justo e igualitário, promovendo os direitos humanos.
 
Catarina Furtado afirma: “Não nos deixemos aprisionar pelas frases curtas e pelo número de caracteres, pelos slogans que acabam ao serviço de populismos.  Ser feminista é ser informada/o e ser solidária/o, apoiar outras mulheres, não só enquanto vítimas, mas também enquanto pessoas com direitos, capazes de exercer lugares de liderança e inovação”.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção