PUB
PUB
Nacional
Antes de viajar para Nova Iorque, Elmano Sancho apresenta «Misterman»
Elmano Sancho Foto: Divulgação
Redação Lux em 17 de Setembro de 2014 às 17:00
Elmano Sancho apresentará na Comuna o espectáculo Misterman, de Enda Walsh, de 18 a 27 de Setembro.

Este espectáculo, montado devido ao facto de ter ganho recentemente o subsídio de apoio da DGArtes, tem encenação e interpretação do próprio actor o ator que foi candidato aos Globos de Ouro em três anos consecutivos na categoria de Melhor Actor de Teatro: em 2011 com a peça Não se brinca com o Amor, em 2012 com o monólogo Herodíades e em 2013 com a peça A Estalajadeira.

Considerado pela crítica e pelo público um dos melhores actores da sua geração, acaba de ganhar uma Bolsa da Fundação Gulbenkian para Valorização e Especialização no Estrangeiro. Desta forma, prepara-se para viajar para Nova Iorque onde durante oito meses frequentará o curso da prestigiada Siti Company, de Anne Bogart.

Elmano Sancho, de 35 anos, é licenciado em Teatro, ramo de Actores, pela Escola Superior de Teatro e Cinema, licenciatura que acumula com as da Escuela Superior de Arte Dramático de Madrid, Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, e Conservatoire National Supérieure d¿Art Dramatique de Paris.

É igualmente licenciado em Tradução (Francês / Espanhol / Inglês) pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da universidade Nova de Lisboa e em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto.

Em 2008 foi um dos três portugueses seleccionados para integrar a primeira Companhia Teatral Europeia dirigida por Annalisa Bianco e Virgínio Liberti. Integrou a XVII edição da École des Maîtres com direcção de Arthur Nauzyciel.

Em 2010-11, pertenceu em Paris ao elenco da prestigiosa Comédie Française.

Em 2011-2012 trabalhou com os Artistas Unidos iniciando um ligação que se vem mantendo até ao presente. Trabalha igualmente com Bruno Freyssinet da Transplanisphère.

No cinema e em televisão trabalhou com Keren Bem Rafael, Odile Brook, Jorge Paixão da Costa, Hugo Diogo, Solveig Nordlund, Valéria Sarmiento e Jérôme Cornuau.

Além de nomeado para os Globos de Ouro da SIC nos anos de 2011 (Não se brinca com o Amor), 2012 (Herodíades) e 2013 (A Estalajadeira), foi momeado para os Prémios SPA 2012 (Herodíades) e 2013 (O Campeão do Mundo Ocidental) na categoria de Melhor Actor de Teatro.

O ator foi ainda nomeado pela revista TimeOut como melhor Actor em 2012 (Herodíades).
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção