PUB
PUB
Nacional
Presidente da República começa a receber partidos na segunda-feira
Cavaco Silva
Redação Lux em 4 de Julho de 2013 às 18:18
O Presidente da República, Cavaco Silva, vai receber, a partir da próxima segunda-feira, os partidos políticos com representação parlamentar, na sequência do pedido de demissão apresentado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros Paulo Portas.

O Partido Ecologista "Os Verdes" será o primeiro a ser recebido em Belém, às 15:30, seguindo-se o Bloco de Esquerda, às 16:30, e o PCP, às 17:30, depois de ter recebido hoje o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, às 17:00.

As audiências com os restantes partidos com assento parlamentar - PS, CDS-PP e PSD - ainda não estão agendadas.

Na quarta-feira, o Presidente da República anunciou que iria receber hoje o primeiro-ministro, na sequência do pedido de demissão apresentado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros Paulo Portas, e seguidamente os partidos com assento parlamentar.

"Em face da situação criada pelo pedido de demissão do ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, apresentado ontem ao primeiro-pinistro, o Presidente da República, que receberá hoje, em audiência, o secretário-geral do Partido Socialista, reunir-se-á amanhã [quinta-feira] com o primeiro-ministro e ouvirá seguidamente os partidos com representação parlamentar", refere um comunicado divulgado por Belém, na página da Presidência na Internet.

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, apresentou na terça-feira o seu pedido de demissão ao primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, uma decisão que classificou como "irrevogável" e que justificou com a discordância na escolha de Maria Luís Albuquerque para a pasta das Finanças, depois da saída de Vitor Gaspar, na segunda-feira.

Na terça-feira à noite, numa declaração ao país, Pedro Passos Coelho anunciou que tencionava manter-se como primeiro-ministro e disse que "seria precipitado" aceitar de imediato o pedido de demissão de Paulo Portas, pelo que não propôs a exoneração ao Presidente da República do ministro dos Negócios Estrangeiros.

Depois, na quarta-feira, a comissão executiva do CDS o presidente do partido, Paulo Portas, para se reunir com o presidente do PSD e primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, com o objetivo de encontrarem "uma solução viável para a governação em Portugal".

Entre a noite de quarta-feira e hoje, Passos Coelho e Paulo Portas reuniram-se por três vezes.

LUSA
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção