PUB
PUB
Nacional
Redação Lux em 24 de Março de 2012 às 21:47
Portugal Fashion: Calçado e têxtil combatem crise com aumento das exportações
O calçado e o têxtil, que no último dia do Portugal Fashion tiveram desfiles próprios, combatem a crise com o aumento das exportações, sendo a aposta na internacionalização e abertura a novos mercados estratégias a seguir pelos dois setores.

Como vem sendo hábito no Portugal Fashion, os setores do têxtil e do calçado têm os seus desfiles próprios e hoje, no último dia da 30ª edição, não foi exceção, tendo passado pela passerelle principal as propostas de nove marcas, entre indústria e calçado, para o Outono/Inverno 2012-2013.

Em declarações à agência Lusa, o diretor-geral da ATP ¿ Associação do Têxtil e Vestuário de Portugal, Paulo Vaz, afirmou que em 2011, comparativamente com 2010, «houve um aumento de exportação de quase nove por cento».

«Exportamos mais de quatro mil milhões de euros em 2011, ou seja, cerca de dois terços de tudo o que produzimos é vendido ao exterior. É uma indústria fortemente exportadora, a sua vocação é desde sempre esta e será naturalmente algo que se vai reforçar no futuro», enumerou.

Por seu turno, Paulo Gonçalves, porta-voz da Associação Portuguesa dos Industriais do Calçado (APICCAPS), disse à agência Lusa que «o setor do calçado exporta mais de 95 por cento da sua produção para um total de 132 países nos cinco continentes», tendo em 2011 exportado «76 milhões de pares de sapatos no valor de 1,5 mil milhões de euros», o que representa um crescimento de 16 por cento relativamente a 2010.

Lusa
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção