PUB
PUB
Nacional
Morreu o músico e compositor José da Ponte
José da Ponte Foto: DR
Redação Lux  com CSS em 29 de Janeiro de 2015 às 13:21
Morreu o músico e compositor José da Ponte, com 60 anos de idade. Com uma carreira de mais de 4 décadas como produtor, foi um dos mais consagrados da sua geração e diversas vezes ligado ao Festival da Canção e Eurovisão.

Em 1976 participou no disco Homo Sapiens do projecto Saga, de José Luis Tinoco. Mais tarde, conheceu Luís Pedro Fonseca, com quem fundou uma empresa especializada em publicidade e produção de discos, tendo gravado muitos jingles.

Colaborou também nos Dia d'água e, com Lena d'Água, lançou também um disco de adivinhas feitas em parceria com Maria João Duarte. Já em Setembro de 1980, formou o grupo Salada de Frutas.

Em 1982, com Guilherme Inês, fundou também os estúdios Namouche, que produziram nomes conhecidos como Dora e Dulce Pontes. Também formaram o grupo Zoom com a cantora Formiga.

Na qualidade de baixista e/ou produtor participou ainda em diversos trabalhos de artistas consagrados, tais como Pedro Barroso (Antologias), Jorge Palma (Bairro do Amor) e António Variações (Anjo da Guarda).

Durante alguns anos trabalhou na editora Strauss, tendo lançado discos pela etiqueta Evolution da Strauss. Também participou como produtor e membro do júri do programa «Operação Triunfo», da RTP, E fundou os estúdios Atelier do Som e foi um dos administradores da Sociedade Portuguesa de Autores.

Participou por diversas vezes no Festival da Canção, acabando por representar Portugal por três vezes no Festival Eurovisão. Em 1986, foi autor e compositor, em conjunto com Guilherme Inês e Luís Oliveira, de «Não sejas mau pra mim», interpretado por Dora.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção