PUB
PUB
Nacional
Redação Lux em 4 de Julho de 2022 às 18:00
Fotos e vídeo: Arraial Lux e LuxWoman leva ao Páteo Alfacinha a tradição dos Santos Populares

Foi num ambiente de festa e descontração, que a Lux e a LuxWoman celebraram os Santos Populares. A tradição invadiu o Páteo Alfacinha, numa noite onde não faltou música, a cargo da Banda Cavalinho, decoração a preceito e os tradicionais petiscos, que transportaram todos os presentes para o espírito dos arraiais. E porque nas tradições também há lugar para novas experiências, além das sardinhas assadas ou do caldo-verde, os convidados puderam experimentar algumas opções vegetarianas da Heura, marca distribuída pela Sogenave, e que permitiram um casamento de sabores, também com o acompanhamento dos queijos Castelões e dos aperitivos e digestivos da Per Se. Uma noite que se fez de reencontros e conversas.

“Estávamos a falar de como é ótimo termos finalmente esta abertura. É tão bom voltar a estarmos juntos e respirar um bocadinho de todos os problemas que, pós-pandemia, estão a acontecer no mundo. Não é o estar numa bolha como se estivesse tudo bem, mas é um retemperar de forças e aproveitar o dia a dia. Sou muito positivo e mais vale viver e agarrar todas as oportunidades. Temos esta capacidade de adaptação e há que ter a coragem de seguir sempre em frente”, disse o ator Heitor Lourenço.

Catarina Siqueira, que esteve no Páteo Alfacinha com o marido, Marco Campos, ainda não tinha tido oportunidade de desfrutar dos Santos Populares este ano, mas por uma excelente razão: “Adoro sardinhas, a música e todo este ambiente dos Santos Populares e estar aqui neste Páteo traz muito isso, o viver dessa tradição. Os meus Santos estão a começar agora [risos], porque cumpri a minha promessa e estive na Disney com a minha filha, foi maravilhoso. A Luz tem 6 anos e foi espetacular, até para nós adultos.”

Manuela Couto tem no mês dos Santos Populares uma das alturas preferidas do ano. “Junho é o mês de que mais gosto, porque é o que tem os dias mais compridos.”

Apesar de gostar das tradições, Sofia Arruda confessa que prefere evitar as multidões dos arraiais: “São tudo boas desculpas para conviver, mas estou a gostar dos Santos Populares neste registo, porque não sou muito fã de multidões, mas gosto de sardinha no pão, de salada de pimentos, dessas tradições todas.”

Este ano, depois de se estrear nas noites do São João, no Porto, Sofia Nicholson, aproveitou para desfrutar do espírito: “Quando posso, gosto de arraiais e entro no espírito.” Fã incondicional de Santos Populares, Cléo Malulo afirma: “Adoro o cheiro a sardinha, as festas de rua. Costumo ir a arraiais e este ano não fui ver as marchas, mas sou de subir e descer a ladeira descalça, as pessoas nessa altura tornam-se mais afáveis e soltas, é um espírito bairrista que se estende por todo o lado.”

Depois de ter assistido às marchas populares em Lisboa, Lili Caneças juntou-se também ao arraial da Lux e LuxWoman e afirmou: “As marchas representam as nossas raízes. Agradeço imenso à revista Lux o convite para vir ao arraial e comer umas sardinhas assadas, que é algo que sabe bem assim ao ar livre. A vida tem de facto de ser celebrada."

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção