PUB
PUB
Nacional
Conhece os vinhos salgados de Colares?
Quanto mais velho melhor
Redação Lux  com Lusa em 21 de Abril de 2010 às 09:43
Produtores, enólogos, um chefe de cozinha, autarcas e até um pretendente ao trono lançaram hoje, através do «I Almoço de Vinhos de Colares», no hotel Palácio de Seteais, em Sintra, uma operação de promoção de um dos vinhos históricos de Portugal.

«São vinhos salgados, com notas de iodo e de maçã reineta», descreveu-os o enólogo Hélder Cunha, autor do branco (casta malvasia) Monte Cascas: «Pode andar-se a provar por todo o mundo, mas é muito raro encontrar vinhos com tal caráter». O presidente da Câmara de Sintra, Fernando Seara, socorreu-se de uma frase que Batalha Reis proferiu no final do século XIX: «Um Colares tinto assemelha-se a um Bordéus rico», citou.

O mentor deste projeto de relançamento dos vinhos desta freguesia de Sintra, pouco acessíveis ao grande público, foi o enólogo Aníbal Coutinho. Engenheiro civil de formação, Aníbal Coutinho cursou mais tarde viticultura e enologia, tendo estagiado na Adega de Colares. «Tinha uma dívida de gratidão para com esta região vinícola que queria retribuir», explicou. «Agora já está».
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção