PUB
PUB
Nacional
Português na final internacional do FameLab em Inglaterra
O «CSI» português
Redação Lux  com Lusa em 11 de Junho de 2010 às 18:31
O professor e doutorado em Astronomia Alexandre Aibéo participa no sábado na final internacional do concurso FameLab, dedicado à comunicação da Ciência, em Cheltenham, em Inglaterra.

Lançada em 2005 no Reino Unido, esta é a primeira vez que a iniciativa tem uma participação de Portugal, que se junta ao Egipto, Hong Kong, Líbia, Marrocos, Áustria, Bulgária, Croácia, Grécia, Chipre, Israel e Sérvia.

Os concorrentes são desafiados a, em três minutos, falar de um tema científico de forma a manter o público geral interessado e divertido e ao mesmo tempo transmitir conhecimento.

Embora a comunicação seja em inglês, nas duas últimas edições os vencedores eram originários de países não anglófonos: Croácia em 2008 e Sérvia em 2009.

O vencedor será escolhido por um júri de vinte elementos, que inclui académicos, cientistas, jornalistas e outros profissionais da comunicação social.

Na edição portuguesa, realizada em Maio, Alexandre Aibéo apresentou um tema dedicado à Astronomia, área do seu doutoramento, iniciando a sua apresentação com a pergunta de uma criança de seis anos: «Como se fazem as estrelas?».

O júri elogiou a capacidade do professor do Instituto Politécnico de Viseu, de 34 anos, de improvisar e de cativar o público e até o humor com que salientou alguns aspetos, sublinhando que o cientista «tem jeito para o 'stand-up comedy'».

Alexandre Aibéo ganhou também um estágio de 15 dias na Lusa, que foi 'media partner' do concurso, para que possa ver como uma agência de notícias trata a informação científica.

A final internacional do FameLab está integrada no Festival de Ciência de Cheltenham, que começou na quarta feira e decorre até domingo.

Do programa constam dezenas de eventos, como uma palestra sobre o impacto do défice britânico na Ciência ou um 'workshop' onde o público pode participar numa simulação de uma operação cirúrgica.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção