PUB
PUB
Crianças
Redação Lux em 21 de Setembro de 2010 às 20:32
Já ouviu falar nos hipóptamos-pigmeu?
Os Hipopótamos-Pigmeus são considerados uma espécie vulnerável pela IUCN devido a existirem menos de 2000 espécies em estado selvagem e cerca de 230 em Parques Zoológicos.

É uma espécie terrivelmente ameaçada, caçada para obtenção de carne, pele e pelos seus dentes de 15 cm. Proveniente de apenas 5 países: Guiné, Libéria, Serra Leoa e Costa do Marfim, onde actualmente já existem algumas áreas protegidas de modo a evitar a sua completa eliminação.

Neste ponto a função dos Parques Zoológicos também é essencial, ajudando na criação desta espécie com o intuito da reprodução.

O Zoo Santo Inácio, em Vila Nova de Gaia, tem um casal de Hipopótamos-Pigmeus, a Romina e o Kibwana, no âmbito do Programa de Reprodução de Espécies Ameaçadas (EEP) da Associação Europeia de Zoos e Aquários (EAZA). Esta Associação tem como função a ligação entre Zoos Europeus permitindo o contacto, troca de experiencia e animais, tendo em conta um objectivo comum: Preservação das Espécies.

O programa EEP tem como objectivo juntar animais compatíveis, não correndo riscos de consanguinidade, de modo a garantir uma reprodução efectiva dos mesmos.

A Romina tem 4 anos e chegou ao Zoo Santo Inácio vinda de um Zoo em Barcelona há 2 anos e o Kibwana tem 3 anos e chegou há um ano vindo de um Zoo da Holanda.

Este casal esteve durante o último ano no mesmo habitat, mas separado por rede para estes se irem conhecendo e até o Kibwana atingir a idade adulta.

O Kibwana atingiu agora a maturidade sexual e o Zoo Santo Inácio construiu um novo habitat onde finalmente juntou este casal. Este é um dos passos mais importante na preservação desta espécie, pois com esta junção o Zoo Santo Inácio pode contribuir para o aumento da população desta espécie.

O Zoo Santo Inácio espera em breve ter hipópotamos-pigmeu bebés!
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção