PUB
PUB
Internacional
Breivik condenado a 21 anos na cadeia
Anders Breivik - Foto: Reuters
Redação Lux em 24 de Agosto de 2012 às 09:45
A justiça norueguesa considerou que Anders Behring Breivik é imputável e condenou-o, por isso, a cumprir 21 anos de cadeia, a pena máxima no país, mas com a possibilidade de adiamentos sucessivos da sua libertação.

Esta decisão contraria o pedido feito pela acusação, que pretendia que o homem que massacrou 77 pessoas no verão passado em Oslo e na ilha de Utoya fosse considerado inimputável devido a problemas psiquiátricos.

Apesar dos 21 anos determinados pela sentença, Breivik poderá enfrentar sucessivos prolongamentos da pena por períodos de cinco anos, de acordo com as leis da Noruega, se continuar a representar uma ameaça.

As famílias das vítimas sempre se opuseram a que o homem que aterrorizou o país durante o dia 22 de julho de 2011 fosse considerado louco, por considerarem que isso diminuir a sua responsabilidade nos ataques.

O próprio Breivik sempre reclamou estar são a nível mental e ter cometido os ataques na posse de todas as suas faculdades mentais e descrevendo-os como uma ato político.

Apesar de algumas das vítimas terem apenas 14 anos, o homicida recursou ter cometido qualquer crime, por considerar que os adolescentes eram «Marxistas culturais», cujo ativismo político colocava em causa a pureza do sangue norueguês.

Saiba mais em tvi24.pt
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção