PUB
PUB
Internacional
Óscares, os prémios do cinema, são atribuídos no domingo
Noite dos Óscares - 980 - hoje
Redação Lux em 23 de Fevereiro de 2013 às 13:06
Os filmes «Lincoln» e «A vida de Pi» lideram a corrida aos Óscares, prémios de cinema que serão atribuídos no domingo, nos EUA, mas «Argo» colocou-se entre os favoritos, por estar há semanas a somar distinções.

A cerimónia da 85.ª edição dos Óscares decorrerá no domingo, em Los Angeles, Califórnia.

«Lincoln», de Steven Spielberg, protagonizado por Daniel Day-Lewis, sobre a escravatura e o antigo presidente dos Estados Unidos Abraham Lincoln, soma 12 nomeações, incluindo as mais cobiçadas: realização, filme, representação masculina e feminina e argumento adaptado.

«A vida de Pi», de Ang Lee, segue com 11 nomeações, entre as quais melhor fotografia, montagem ou banda sonora, mas falha nas categorias de representação.

Nesta corrida aos Óscares surge «Argo», de Ben Affleck, a partir de uma história verídica do resgate de seis norte-americanos no Irão, em 1980.

O filme tem sete nomeações para os Óscares, muitas das quais em categorias técnicas. Ben Affleck ficou de fora para o prémio de melhor realizador, mas «Argo» está inscrito em melhor filme e tem um rasto de mais de 40 prémios de cinema, somados ao longo das últimas semanas.

«Argo» venceu o Globo de Ouro de melhor realizador, o Bafta de melhor filme, prémios da crítica e o reconhecimento do sindicato dos atores.

Há outros concorrentes de peso, que poderão dispersar este ano os galardões por vários filmes.

Por exemplo, a comédia dramática «Guia para um final feliz», de David O. Russell, com oito nomeações, incluindo o elenco: Bradley Cooper, Jennifer Lawrence, Robert DeNiro e Jacki Weaver.

O musical «Os miseráveis» tem sete nomeações, com destaque para as interpretações de Hugh Jackman e Anne Hathaway, mas Tom Hooper, que em 2011 venceu o Óscar com «O discurso do Rei», falhou agora uma nomeação.

Na categoria de melhor filme há nove nomeados: «Amor», de Michael Haneke, «Argo», «Lincoln», «Django Libertado», de Quentin Tarantino, «A vida de Pi», «Os Miseráveis», «00:30 Hora Negra», de Kathryn Bigelow, «Guia para um final feliz» e «Bestas do sul selvagem», de Benh Zeitlin.

Para o Óscar de melhor realização, estão indicados David O. Russell, Ang Lee, Steven Spielberg, Michael Haneke e Benh Zeitlin.

Para ator principal, estão nomeados Bradley Cooper, Daniel Day-Lewis, Denzel Washington («Flight - Decisão de risco»), Joaquin Phoenix («O mentor») e Hugh Jackman.

Para melhor atriz principal, estão indicadas Naomi Watts («O impossível»), Jessica Chastain («00:30 Hora Negra»), Jennifer Lawrence, Emmanuelle Riva, a mais velha atriz nomeada (com «Amor») e Quvenzhané Wallis, de «Bestas do sul selvagem», que, aos nove anos, é a mais nova atriz nomeada para os Óscares.

Ao Óscar de melhor filme estrangeiro concorrem «Amor» (Áustria), «Kon-Tiki» (Noruega), «No» (Chile), «A royal affair» (Dinamarca) e «War witch» (Canadá).

«Brave», «Frankenwinnie», «ParaNorman», «Os piratas!» e «Força Ralph» estão indicados para melhor animação.

A apresentação da cerimónia ficará, pela primeira vez, entregue a Seth MacFarlane, criador da série «Family Guy».

LUSA
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção