PUB
PUB
Internacional
Kirsty Sword Gusmão fala sobre batalha contra o cancro
Kirsty Sword Gusmão mostra cabelo a começar a crescer de novo Foto: Facebook
Redação Lux  com CSS em 6 de Agosto de 2013 às 18:52
Kirsty Sword Gusmão abriu o coração e revelou que uma das maiores batalhas que travou foi contra o cancro da mama, num emotivo testemunho, partilhado em vídeo no seu facebook.

A esposa de Xanana Gusmão, que foi submetida a diversos tratamentos durante os últimos oito meses, confidenciou ao «News Corporation»:

«Isto cai em cima de ti de surpresa e é, obviamente, algo para o qual não estás preparada».

O diagnóstico poderia ser encarado como uma sentença de morte, mas Kirsty, que possui nacionalidade australiana, teve oportunidade de viajar para a Austrália.

«Obviamente, tenho um sentimento de culpa por ser fácil para mim deslocar-me e receber este tratamento e estar tão confiante num resultado positivo», confessou Kirsty, atualmente com 47 anos.

A mulher de Xanana Gusmão partilhou também, através do facebook, uma nova fotografia que ilustra a nova fase que atravessa em que mostra o cabelo a começar finalmente a crescer finda a quimioterapia.

Recorde-se que a ex primeira-dama da República Democrática de Timor-Leste, de 46 anos, foi submetida a uma cirurgia para remoção do cancro da mama no dia 4 de janeiro, em Melbourne, na Austrália.

Kirsty e Xanana Gusmão emitiram um comunicado expressando «especiais agradecimentos» a todos os amigos, colegas e apoiantes de Timor-Leste, e de todo o mundo, pelas «maravilhosas mensagens de apoio».

Kirsty Sword e Xanana Gusmão conheceram-se em 1994 quando o líder da resistência timorense estava preso, em Jakarta. Kirsty, que trabalhava como professora de inglês, começou a ensinar inglês a Xanana, primeiro por correspondência, depois pessoalmente desenvolvendo-se uma relação romântica. Em 2000, um ano depois de Xanana ter sido libertado, casaram-se em Díli. O casal tem três filhos, Alexandre, Kay Olok, e Daniel.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção