PUB
PUB
Internacional
Facebook: como não aceitar amigos sem ofendê-los?
Facebook
Redação Lux  com AM em 27 de Fevereiro de 2010 às 14:09
O Facebook é a rede social mais famosa do momento, mas, apesar de tanta popularidade, a utilização desta ferramenta pode trazer dissabores quando se recusa um pedido de amizade de um colega de trabalho.

Apesar de gostar de partilhar conversa com os colegas de trabalho, partilhar com alguém que mal conhece as suas fotos das férias ou a sua quinta no Farmville pode ser algo que não lhe agrade.

No entanto, segundo um estudo da Reuters, quando ignoramos um pedido de amizade de um colega de trabalho esquecemo-nos de que este poderá ser o nosso próximo chefe.

Enquanto somos capazes ignorar os pedidos de amizade de mero desconhecido, no caso de se tratar de um colega de trabalho as coisas mudam de figura, porque se trata de um colega que se vê todos os dias do que alguém que talvez nunca mais volte a encontrar.

Toda esta recusa de partilhar o perfil de Facebook com um colega de trabalho prende-se com o facto de muitas pessoas quererem manter o local de trabalho longe da sua vida privada.

Conheça dois dos truques para quem pretenda manter o perfil longe dos olhares indiscretos dos colegas estratégias melhores do que limitar-se a ignorar um pedido de amizade.

Truques

1. Limitar o fluxo de informação para o novo amigo, criando uma lista de «colegas» a partir da lista geral de amigos e adicioná-lo a esse grupo. Regresse ao ecrã de configuração da privacidade e clique no separador «Informação do perfil» (Conta - Definições de Privacidade - Informação do perfil)

2. A alternativa, sugere a especialista em etiqueta no local de trabalho, Barbara Pachter , é propor ao seu colega que a ligação seja feita através da rede profissional LinkedIn.

«Poderá apresentar uma contra-proposta, sugerindo que a ligação se estabeleça através do LinkedIn, na esperança de que o seu colega se esqueça de que o pedido foi feito através do Facebook», afirma Barbara Pachter, autora de «New Rules @ Work».

«Ou pode responder: Obrigado pelo pedido, mas no Facebook só me tenho os meus familiares e amigos. Sugiro que partilhes a minha rede profissional», acrescenta a autora, referindo que o importante é que não ofenda o seu colega.

«Não é apenas uma questão de boa educação, mas de etiqueta. Além disso, o colega agora ofendido poderá ser o seu próximo chefe», alerta.

Veja o vídeo:

Facebook Privacy Management from Scott Bones on Vimeo.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção