Internacional
Vanessa Barros Cruz em 11 de Outubro de 2016 às 12:59
EUA: atriz detida em direto em protesto contra oleoduto
1/3 - Shailene Woodley - Festa GQ 2014 Men of the Year em Hollywood Foto: Reuters
2/3 - Shailene Woodley - Hollywood Film Awards 2014 Foto: Reuters
3/3 - Shailene Woodley sessão fotográfica para «White Bird in a Blizzard» em Los Angeles Foto: Reuters

Shailene Woodley, de 24 anos, foi detida durante um protesto contra a construção de um oleoduto no estado norte-americano Dakota do Norte. 

O momento da detenção foi transmitido em direto na página de Facebook da atriz, sendo que as imagens foram captadas pela sua mãe.

A estrela da saga "Divergente" integrava uma manifestação com cerca de 200 pessoas, que protestavam contra o projeto que dizem que vai destruir uma terra considerada sagrada, além dos prejuízos ambientais que vai provocar. 

Durante o vídeo ouve-se a atriz a questionar o motivo da sua detenção, uma vez que acatou as ordens das autoridades, deixando o local do protesto quando a unidade de choque o solicitou.

Segundo as forças políciais a atriz e outras 27 pessoas detidas encontravam-se a participar numa invasão criminosa e integravam um tumulto. 

Os vídeos mostram uma manifestação pacífica. 

O projeto do oleoduto prevê uma construção com mais de 1800 km que percorre quatro estados. A empresa Energy Transport Partners diz que o mesmo vai ajudar nas economias locais e que é uma maneira mais segura de transporte de combustível.

Mas muitos dos manifestantes acreditam que vai contaminar muitos cursos de água por onde o oleoduto vai passar. Além de, segundo tribos americanas, destruir locais históricos. 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

pub
Mercado
pub
Outros títulos desta secção