PUB
PUB
Internacional
Grande rabino de França renuncia por plágio
Grande rabino da França, Gilles Bernheim (REUTERS)
Redação Lux em 12 de Abril de 2013 às 10:19
O grande rabino de França renunciou, esta quinta-feira, com efeito imediato, após um escândalo que fragiliza o Consistório, a instituição oficial judaica no país. Gilles Bernheim admitiu ter plagiado vários autores e mentido sobre um título como professor universitário de Filosofia.

O grande rabino, que tinha dito na terça-feira que não abdicaria, acabou por ceder após o conselho do Consistório central, formado por 30 membros, ter sido convocado. Gilles Bernheim fez o anúncio durante a reunião extraordinária do conselho do Consistório, indicou o vice-presidente do Consistório de Paris, Elie Korchia.

«Ele admitiu os seus erros, pediu perdão e deu explicações. Como grande rabino que é, aceitou ser afastado de funções», declarou à AFP Sammy Ghoslan, vice-presidente do Consistório.

«Esta é uma solução que traz mais serenidade. Estávamos todos de acordo», afirmou o mesmo responsável. Sammy Ghoslan acrescentou que todas as prerrogativas de Gilles Bernheim «serão asseguradas por um interino que vai ser nomeado esta semana pelo presidente do Consistório».

«Foi a decisão correta. Todos concordaram com esta solução, que protege o homem em primeiro lugar e, em seguida, protege a função e o Consistório», disse também Gahnassia Jacques-Hubert, presidente da uma sinagoga em Paris.



Dê-nos a sua opinião na nossa página do facebook

Saiba mais em tvi24.pt
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção