PUB
PUB
Internacional
Cérebro só «aceita» 150 amigos
Facebook
Redação Lux  com AM em 31 de Janeiro de 2010 às 18:13
O cérebro tem limite de amigos. Ao contrário das redes sociais - cujo lema é «quantos mais amigos melhor» - o cérebro humano só consegue relacionar-se com 150 amigos, sendo que este limite é inultrapassável, revela um estudo Universidade de Oxford, na Grã-Bretanha.

Segundo os investigadores, o cérebro humano só é capaz de administrar um máximo de 150 amigos nas redes de relacionamento da internet, como o Facebook.

Em entrevista ao jornal «The Times», o antropólogo Robin Dunbar adianta que este número é idêntico ao que já havia sido apurado antes de existirem as redes sociais, realizado nos anos 90.

A teoria «Número de Dunbar» revela que o tamanho do neocortex humano (a zona do cérebro que é utilizada para o pensamento e a linguagem) limita a capacidade de administrar os círculos sociais a 150 pessoas.

O antropólogo afirmou que «é interessante ver que uma pessoa pode ter 1,5 mil amigos, mas quando se olha para o tráfego nesses sites percebe-se que essa pessoa mantém o mesmo círculo íntimo de cerca de 150 pessoas que observamos no mundo real».

«As pessoas orgulham-se de ter centenas de amigos mas a verdade é que os seus círculos são iguais aos dos outros», sublinhou Robin Dunbar.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção