PUB
PUB
Internacional
Helen Mirren critica Sam Mendes
Helen Mirren - Winter Press Tour para a Associação de Críticos de Televisão em Pasadena Foto: Reuters
Redação Lux  com AA em 26 de Março de 2013 às 11:33
A atriz britânica Helen Mirren censurou o cineasta Sam Mendes por não mencionar nenhuma mulher como influência durante um discurso de agradecimento numa cerimónia de entrega de prémios britânica, noticia a Reuters.

Mendes, ao receber o prémio Empire na categoria de Melhor Realização e Melhor Filme para «Operação Skyfall», além do Prémio Inspiração anual, citou Paul Thomas Anderson, François Truffaut, Martin Scorsese e Ingmar Bergman como as suas influências.

A lista, composta apenas por homens, fez Mirren, depois de receber o prémio Empire Legend, expressar o seu desapontamento por Mendes não incluir realizadoras mulheres na sua lista e pelo fato de as mulheres ainda não serem reconhecidas pelo seu papel na indústria cinematográfica.

Mirren, de 67 anos, disse que a indústria cinematográfica era um «mundo realmente masculino» quando ela começou, há mais de 40 anos, e que os filmes eram dominados pelos homens.

Recorde-se que este ano nenhuma cineasta foi indicada para o Óscar e que apenas Kathryn Bigelow ganhou o Óscar de Melhor Realização em 2010.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção