PUB
PUB
Internacional
Redação em 12 de Fevereiro de 2013 às 11:44
Escândalos de padres pedófilos agitaram pontificado de Bento XVI
Os abusos sexuais a menores por padres e o «Vatileaks», caso em que se revelaram documentos confidenciais do papa, foram os casos que agitaram o pontificado de Bento XVI, que declarou "tolerância zero" à pedofilia.

Em 2010, os escândalos que davam conta de padres pedófilos mancharam a imagem de Bento XVI, que foi acusado por associações de vítimas de ter encoberto alguns desses casos, acusações desmentidas categoricamente pelo Vaticano.

Aquele ano foi considerado um dos anos mais delicados e difíceis para o papa

O Vaticano denunciou uma campanha para atacar o papa a qualquer custo e enfatizou que Joseph Ratzinger quem mais fez na luta contra a pedofilia na Igreja.

Perante a situação, Bento XVI chamou ao Vaticano os bispos irlandeses e ordenou uma inspeção às dioceses envolvidas, descrevendo os abusos de «crime hediondo» numa carta aos católicos irlandeses, em que pediu desculpa às vítimas.

Bento XVI pediu desculpa noutras ocasiões e reuniu-se com as vítimas durante as suas viagens aos Estados Unidos, Malta, Reino Unido e Austrália.

Também durante a viagem a Portugal, em 2010, Bento XVI disse que «o perdão não substitui a justiça».

Quando no Vaticano tudo parecia acalmar-se, em 2012, surgiu o escândalo que ficou conhecido como «Vatileaks».

A 22 dezembro 2012, Bento XVI perdoou e libertou o seu ex-modormo, mas expulsou-o do Vaticano, 12 meses depois de Paolo Gabriele revelar segredos papais e documentos, sobre uma série de alegados escândalos com fraudes no Vaticano.

O papa Bento XVI, 85 anos, anunciou hoje, durante um consistório no Vaticano, a sua resignação a partir dia 28 de fevereiro devido «à idade avançada».

Um novo papa será escolhido até à Páscoa, a 31 de março, disse o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, anunciando que um conclave deve ser organizado entre 15 e 20 dias após a resignação do pontífice.

O último chefe da Igreja Católica a renunciar foi Gregório XII, no século XV (1406-1415).

LUSA
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção