PUB
PUB
Internacional
Redação Lux em 28 de Outubro de 2009 às 12:31
Lisa Niemi: «Acredito que vou voltar a ver o Patrick novamente»
Lisa Niemi quebrou, pela primeira vez, o silêncio após a morte do marido. Patrick Swayze não conseguiu vencer a luta contra um cancro no pâncreas.

A viúva do actor falou sobre a perda durante o Women`s Conference realizado, esta terça-feira, em Long Beach, na Califórnia, subordinado ao tema da perda e do luto, perante uma plateia de 14.000 pessoas.

Niemi surgiu com um visual austero, vestida de preto e com o cabelo apanhado.

Num discurso emocionado Lisa afirmou que ficou tão deprimida após a partida do marido que sentiu grandes dificuldades em seguir em frente:

«Nos primeiros dias o meu pensamento mais corajoso foi o de tentar viver a minha vida o melhor possível. Mas como me dediquei 150% a ele e éramos almas gémeas senti que era quase uma traição seguir a minha vida sem ele. É uma realidade cruel ter que continuar a viver sem as pessoas que amamos, mas infelizemente é o que a vida nos reserva», declarou.

Niemi admitiu que os 22 meses de convivência com a doença do marido podiam ter servido para apaziguar a dor da partida, mas isso não aconteceu:

«Quando a morte chegou não consegui aceitar e foi como se uma parte de mim tivesse morrido também».

A viúva de Patrick Swayze afirmou ainda que a perda do marido foi sentida a nível físico: «Quando este tipo de sofrimento nos atinge, é como se existisse uma perda do controle do nosso próprio corpo».

E estabeleceu um paralelo com o facto de muitos homens morreram após a partida das respectivas mulheres:

«Compreendo perfeitamente porque é que isso acontece. Quando a dor chega perdemos o domínio do corpo».

Os amigos têm sido um dos suportes essenciais para ultrapassar a dor e fazer o luto:

«Tenho amigas fantásticas que passaram comigo algumas das horas mais tristes da minha vida».

A viúva do «Espírito do amor» confessou também que fez várias declarações de amor a Swayze nos meses que antecederam, a sua morte. Mas, ainda assim, sente que não foi suficiente:

«Passei dois terços da minha vida com ele. Lamento não lhe ter dito, vezes suficientes, que o amava muito». Lisa Niemi foi casada com Swayze durante 34 anos.

Niemi terminou o testemunho numa clara referência a um dos filmes de maior sucesso do marido, «Ghost»: «Estou muito agradecida por Deus me ter dado o Patrick e pela ligação única que estabelecemos. Parte de mim acredita que vou voltar a vê-lo novamente».

O discurso de Lisa emocionou todos os presentes. Elizabeth Edwards, Maria Shriver e Susan Saint James não conseguiram conter as lágrimas enquanto ouviam as palavras de Lisa.

Na conferência organizada por Maria Shriver, mulher do governador Arnold Schwarzenegger, participaram ainda Elizabeth Edwards e Susan St. James, que perderam os filhos em acidentes.

A mulher de Schwarzenegger também participou na convenção com o testemunho acerca da perda da mãe e de um tio, este Verão, vítimas de cancro.

Kelly Preston, a mulher de John Travolta, chegou a confirmar a presença mas desistiu à última hora por não conseguir reunir forças para falar em público sobre a morte do filho Jeff, falecido no passado mês de Janeiro.

Veja, abaixo, algumas fotos e vídeo da convenção Women`s Conference 2009:



Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção