PUB
PUB
Internacional
Arranca semana histórica em Espanha que marca início do reinado de Felipe VI
Príncipes Felipe e Letizia e reis Juan Carlos e Sofia - Dia Nacional das Forças Armadas Foto: Reuters
Redação Lux em 16 de Junho de 2014 às 09:05
Espanha vive esta semana momentos históricos sem precedentes com a abdicação de Juan Carlos e a primeira promulgação de um rei em democracia, Felipe VI, que assume a chefia de Estado do país na quinta-feira.

Até ao juramento, numa sessão solene conjunta das duas câmaras das Cortes Gerais Espanholas - Congresso de Deputados e Senado -, ultimam-se os preparativos para as cerimónias que dominam toda a atenção no país.

Nesta semana, Juan Carlos assinará a sua própria abdicação, haverá um desfile do novo rei e rainha e também várias manifestações a exigirem mudanças no modelo de Estado e um referendo sobre a monarquia.

A cerimónia de proclamação de Felipe VI terá lugar no próximo dia 19 de junho, a partir das 10h30, avança a revista «Hola».

Depois, o novo rei e a mulher, Letizia Ortiz, deverão percorrer algumas das ruas mais conhecidas do centro de Madrid.

Por fim, deverão dirigir-se ao Palácio Real, onde terá lugar uma cerimónia de receção. Está também previsto um desfile militar.

Recorde-se que o Rei Juan Carlos abdicou do trono no passado dia 2 de junho. Irá suceder-lhe o filho, Felipe, casado há 10 anos com Letizia.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção