PUB
PUB
Internacional
Vídeos: baleia mata treinadora durante espectáculo nos Estados Unidos
Baleia Tilikum
Redação Lux  com IP em 26 de Fevereiro de 2010 às 17:18
Chamava-se Dawn Brancheau, uma das animadoras do parque aquático Sea World Show, e treinadora da orca «Tilikum» morta durante um espectáculo perante uma plateia de dezenas de pessoas.

A treinadora explicava ao público o que ia fazer com a baleia enquanto alimentava «Tilikum» quando o incidente aconteceu.

Algumas testemunhas afirmam que a treinadora foi agarrada pela cintura pela orca e de seguida sacudida violentamente. A baleia tem mais de 30 anos de idade e cinco toneladas de peso.

Mas a direcção do parque aquático apresenta outra versão dos factos e afirma que a treinadora escorregou, caiu no tanque e que a baleia se terá limitado a arrastar a treinadora para o fundo, em jeito de brincadeira.

A treinadora, de 40 anos de idade, trabalhava no parque há cerca de 12 anos e era uma das poucas pessoas que detinha autorização para trabalhar com este animal, já conhecido por estar envolvido em outros incidentes fatais.

Os paramédicos ainda foram chamados ao local mas Dawn Brancheau, já se encontrava sem vida.

A mesma baleia já tinha sido apontada como responsável pela morte de outro treinador, em 1991, e de um intruso que teria caído no tanque em 1999 levantando agora dúvidas sobre os motivos que levariam a administração do parque a mantê-lo naquele tipo de espectáculo.

Veja, abaixo, um dos excertos do espectáculo com a baleia «Tilikum»





Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção