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Moda e Beleza
Moda Londres: Buchinho com propostas inspiradas na cerâmica portuguesa
Luís Buchinho - Famosos na 40ª ModaLisboa - 2º Dia Foto: Lux/Tiago Frazão
Redação Lux em 15 de Setembro de 2013 às 20:17
A Embaixada de Portugal em Londres abriu hoje as suas portas para o glamour da moda portuguesa, representada pelo jovem João Melo Costa e por Luís Buchinho, que apresentou propostas versáteis, inspiradas nas cores das cerâmicas portuguesas.

Chegado de Viena e antes da participação em Paris, o roteiro promocional da moda portuguesa do Portugal Fashion aterrou na capital britânica, integrando o programa complementar à London Fashion Week, num desfile realizado fora das habituais passerelles.

As modelos desfilaram as propostas dos dois criadores portugueses entre duas salas da embaixada, decoradas com quadros e tapeçarias, onde o tradicional azulejo tinha também a marca da história de Portugal.

Luís Buchinho apresentou «Resort», a sua pré-coleção do verão de 2014, que representa a linha mais comercial do estilista do Porto, uma proposta que descreveu à agência Lusa como sendo «muito feminina, muito verão, com bastante cor e fluidez».

Numa inspiração cromática que veio das «cores das cerâmicas portuguesas», o designer apresentou «verdes, misturados com uma paleta tornada mais fresca através do uso do branco e de tons bastante claros», num «guarda-roupa bastante vasto», «versátil» e com «peças para todas as ocasiões».

«O verde era uma cor a pegar. Eu não tenho reservas em relação a paletas. Todas as cores são válidas. Dependem da maneira como se usam, como se conjugam e como se lançam», disse.

Buchinho explicou à Lusa que esta apresentação em Londres «fazia muito sentido» porque em Paris, a 30 de setembro, vai desfilar a coleção, que antecipou desde já que «vai evoluir para outra coisa diferente».

«Londres está a ser trabalhada de forma bastante eloquente ao nível comercial. Estamos com uma loja cá, [numa multimarca em Notting Hill], estamos a fazer cá uma feira, eu quis apresentar esta coleção em formato de desfile», afirmou.

A vender, a nível internacional, também no Egito, Kuwait, Nova Iorque e Roma, Buchinho defende a necessidade dos criadores serem «um pouco maleáveis» na maneira como organizam a estratégia comercial e o género de produtos que desenvolvem.

«Isto é um negócio glamoroso mas é um negócio», sustentou.

Antes do consagrado criador, o jovem João Melo Costa teve a oportunidade de mostrar as suas propostas ao público londrino, não escondendo o nervosismo inicial perante o desafio de apresentar os seus coordenados mas garantindo que a coleção «foi bem recebida».

Lançado na plataforma do Portugal Fashion de promoção dos novos criadores, o Bloom, João Melo Costa explica que cria para «uma mulher que não tem medo de misturar coisas» nem «de usar cor numa estação, mas que também gosta de pretos, de estampados e sobretudo de um trabalho com muita qualidade e com design interessante».

O jovem criador antecipou que «brevemente é possível» que as suas peças estejam em algumas lojas em Portugal, desvendando que a execução das peças é em parte feita pelo próprio e por uma costureira.

O embaixador João de Vallera disse no final aos jornalistas que o «desfile mais que justificou que as portas da embaixada fossem abertas».

«De facto é a primeira passagem de modelos que fazemos aqui este ano mas é uma de muitas outras ações de promoção da economia portuguesa que foram feitas aqui. Deste género, este ano, temos programadas 38 ações», revelou.

Lusa
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
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