A Embaixada de Portugal em Londres abriu hoje as suas portas para o
glamour da moda portuguesa, representada pelo jovem João Melo Costa e por Luís Buchinho, que apresentou propostas versáteis, inspiradas nas cores das cerâmicas portuguesas.
Chegado de Viena e antes da participação em Paris, o roteiro promocional da moda portuguesa do Portugal Fashion aterrou na capital britânica, integrando o programa complementar à London Fashion Week, num desfile realizado fora das habituais passerelles.
As modelos desfilaram as propostas dos dois criadores portugueses entre duas salas da embaixada, decoradas com quadros e tapeçarias, onde o tradicional azulejo tinha também a marca da história de Portugal.
Luís Buchinho apresentou «Resort», a sua pré-coleção do verão de 2014, que representa a linha mais comercial do estilista do Porto, uma proposta que descreveu à agência Lusa como sendo «muito feminina, muito verão, com bastante cor e fluidez».
Numa inspiração cromática que veio das «cores das cerâmicas portuguesas», o designer apresentou «verdes, misturados com uma paleta tornada mais fresca através do uso do branco e de tons bastante claros», num «guarda-roupa bastante vasto», «versátil» e com «peças para todas as ocasiões».
«O verde era uma cor a pegar. Eu não tenho reservas em relação a paletas. Todas as cores são válidas. Dependem da maneira como se usam, como se conjugam e como se lançam», disse.
Buchinho explicou à Lusa que esta apresentação em Londres «fazia muito sentido» porque em Paris, a 30 de setembro, vai desfilar a coleção, que antecipou desde já que «vai evoluir para outra coisa diferente».
«Londres está a ser trabalhada de forma bastante eloquente ao nível comercial. Estamos com uma loja cá, [numa multimarca em Notting Hill], estamos a fazer cá uma feira, eu quis apresentar esta coleção em formato de desfile», afirmou.
A vender, a nível internacional, também no Egito, Kuwait, Nova Iorque e Roma, Buchinho defende a necessidade dos criadores serem «um pouco maleáveis» na maneira como organizam a estratégia comercial e o género de produtos que desenvolvem.
«Isto é um negócio glamoroso mas é um negócio», sustentou.
Antes do consagrado criador, o jovem João Melo Costa teve a oportunidade de mostrar as suas propostas ao público londrino, não escondendo o nervosismo inicial perante o desafio de apresentar os seus coordenados mas garantindo que a coleção «foi bem recebida».
Lançado na plataforma do Portugal Fashion de promoção dos novos criadores, o Bloom, João Melo Costa explica que cria para «uma mulher que não tem medo de misturar coisas» nem «de usar cor numa estação, mas que também gosta de pretos, de estampados e sobretudo de um trabalho com muita qualidade e com design interessante».
O jovem criador antecipou que «brevemente é possível» que as suas peças estejam em algumas lojas em Portugal, desvendando que a execução das peças é em parte feita pelo próprio e por uma costureira.
O embaixador João de Vallera disse no final aos jornalistas que o «desfile mais que justificou que as portas da embaixada fossem abertas».
«De facto é a primeira passagem de modelos que fazemos aqui este ano mas é uma de muitas outras ações de promoção da economia portuguesa que foram feitas aqui. Deste género, este ano, temos programadas 38 ações», revelou.
Lusa