PUB
PUB
Nacional
Academia Luís Figo na China arranca no sábado em Pequim
Luís Figo [Reuters]
Redação Lux em 18 de Abril de 2014 às 14:46
A academia chinesa de futebol com o nome do antigo capitão da seleção portuguesa Luís Figo inicia a atividade no próximo sábado em Pequim, primeira etapa de um programa de formação que irá estender-se a dez cidades chinesas, noticia a «Lusa».

«Vai ser uma experiência única. Em termos de formação, a China está a zero. Vamos estimular o entusiasmo pelo futebol», disse à agência Lusa o diretor técnico da Winning League/Figo Football Academy, Joaquim Preto.

Antigo treinador do Sporting Clube de Portugal, que ajudou a formar Cristiano Ronaldo e outras estrelas da modalidade, Joaquim Preto, 55 anos, chegou esta semana a Pequim, acompanhado pelos seis técnicos destacados para orientar os treinos nas primeiras escolas da academia.

Trata-se de uma instituição privada, destinada a crianças e adolescentes entre os 4 e 15 anos de idade, com treinos de 1 hora ou hora e meia duas ou três vezes por semana, e um jogo aos sábados.

«Treinos sem jogos não levam a lado nenhum. O mais importante aprende-se no jogo e o entusiasmo nasce da competição», salientou Joaquim Preto.

As propinas para uma série de 12 sessões (mais o equipamento) custam 2.000 yuan (cerca de 240 euros), o equivalente a quase um terço do salário médio mensal em Pequim.

Em outubro de 2012, o Real Madrid e o campeão chinês de futebol, Guangzhou Evergrand, criaram uma escola da modalidade com capacidade para 10.000 alunos, que funciona em regime de internato.

A Academia Luís Figo é diferente: «É uma atividade extracurricular e em que as crianças não ficam afastadas da família», disse o diretor técnico do projeto.

«Queremos ligar-nos às escolas e utilizar os espaços relvados da cidade», acrescentou.

O primeiro encontro com os pais e alunos está marcado para sábado em Pequim, seguindo-se Xangai, na segunda-feira, e depois Cantão, as primeiras três cidades a acolher a Academia Luís Figo.

Figo - ou Feiguê, como dizem os chineses - é uma das figuras portuguesas mais conhecidas na China.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção