Nacional
Igor Regalla e José Condessa frente a frente num ringue de boxe
‘Gabriel’
Redação Lux em 4 de Março de 2019 às 16:00

Chega esta semana às salas de cinema o filme que coloca Igor Regalla e José Condessa frente a frente num ringue de boxe.

‘Gabriel’, do realizador português Nuno Bernardo, conta a história de um jovem pugilista cabo-verdiano que, após a morte da mãe, viaja para Portugal na tentativa de encontrar o seu pai, um antigo campeão de boxe. 

Depois da morte da sua mãe, o jovem cabo-verdiano Gabriel Silva (Igor Regalla), viaja até Lisboa à procura do pai que não vê desde criança. A sua tia Alice (Mina Andala) e o seu primo (Eduardo Lima) acolhem-no para uma nova vida nos Olivais. Nesta busca, Gabriel envolve-se no mundo do boxe, paixão que partilha com o seu pai, Valdo (Ângelo Torres), um antigo campeão.

Movido pela necessidade de ajudar o seu pai que está gravemente doente, Gabriel terá de aceitar um combate contra Rui (José Condessa), um membro do violento gangue local liderado por Jorge (Sérgio Praia), que organiza todos os combates ilegais do bairro. Neste percurso, Gabriel conta com o apoio de Dani (Almeno Gonçalves), um dos donos do clube de boxe que aceita ser o seu treinador e Elisa, (umas das protagonistas do filme interpretada por Ana Marta Ferreira), uma rapariga que o vai ajudar com a integração na vida do bairro e que será a força motivadora para a sua luta.

Gabriel’ aborda temáticas como a xenofobia, o bullying e a imigração e pretende mostrar um dos mais complicados bairros portugueses - os Olivais - “um refúgio de cultura onde o passado e o presente coexistem, um bairro que alberga as mais diferentes nacionalidades, nomeadamente a cabo-verdiana (a segunda maior comunidade de imigrantes em Portugal)”, conforme refere o realizador Nuno Bernardo.

Da banda sonora do filme fazem parte alguns dos mais talentosos artistas na área do Hip-Hop nacional, onde se inclui VADO - que assina o tema oficial e tem ainda uma participação especial -, Piruka, Estraca, Dillaz, Wet Bed Gang Ft. Charli.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

pub
pub
Outros títulos desta secção