Nacional
Rita Pacheco em 11 de Março de 2019 às 09:00
Ruy de Carvalho celebra 92 anos junto da família e amigos

No dia 1 de março, Ruy de Carvalho celebrou 92 anos com uma festa à qual não faltaram amigos e família.

O jantar aconteceu no Páteo de Cascais e, ao longo da noite, foram várias as surpresas preparadas para o ator. Logo no início aconteceu um momento musical de um grupo de cante alentejano, tradição que se fez sentir também à mesa com um menu também de pratos alentejanos, uma vez que Ruy de Carvalho é embaixador do Alentejo.

O dia começou cedo para o ator, que, logo de manhã, foi convidado do programa “Alô Portugal” com José Figueiras, que também esteve presente na festa de aniversário. Ao amigo, o ator falou do caminho que tem feito até aqui:

“A minha profissão é muito útil para a sociedade, porque faz parte da cultura de um país. Eu faço parte da cultura espiritual e da riqueza de um país.”

 

Ruy de Carvalho afirma não ter uma fórmula para ter chegado à sua idade com a energia que apresenta:

“Não faço nada de especial. Só penso que a morte existe... Não desisto de viver, a morte é um segundo, por isso a vida é para ser vivida. Uns vão muito cedo, outros vão muito tarde, como eu, que já ando cá há 92 anos. Porém, um sorriso abre todo o caminho.”

O ator, que continua no ativo, afirmou também que, se pudesse, parava de trabalhar, mas que tem de o fazer para pagar as despesas, uma vez que “a reforma não chega para viver como eu merecia”.

No entanto, não esconde que a representação sempre foi a sua paixão e que sempre trabalhou para o público:

“Vivemos para quem trabalhamos, sem eles não sou nada. Devemos fazê-lo como um serviço e com a melhor qualidade que pudermos dar.”

À noite, antes de soprar as velas do seu bolo, Ruy de Carvalho assistiu a um vídeo onde várias figuras públicas lhe desejavam os parabéns. Entre elas, surgiu João de Carvalho, que não pôde estar presente na festa do pai, por ter ido visitar o filho, Diogo, a Hong Kong. Juntos fizeram um vídeo onde dizem a Ruy de Carvalho: “Amamos-te muito.”

Também Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de deixar a sua mensagem: “Representa a alma nacional, está sempre junto de nós, sempre soube e sabe recriar-se todos os dias, é capaz de coisas espantosas, surpreende-nos na sua juventude eterna e que, por isso, nunca envelhece.”

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

pub
pub
Outros títulos desta secção