PUB
PUB
Nacional
Auréola no sol faz peregrinos gritar «milagre!» no santuário de Fátima
Auréola em volta do sol impressionou peregrinos Fotos Lusa
Redação Lux  com IP em 13 de Maio de 2011 às 16:49
Quando as primeiras imagens do papa João Paulo II surgiram nos ecrãs, muitos peregrinos dirigiram o olhar para o céu, onde uma auréola, com as cores do arco-íris, circundava o sol e rapidamente se ouviu a palavra «milagre».

Os peregrinos mais sensíveis comoveram-se. Outros mais práticos apressaram-se a fotografar o sol quente que deu origem às elevadas temperaturas que se fazem sentir um pouco por todo o território nacional.



A projeção em ecrãs gigantes de um vídeo de 13 minutos evocando a ligação do papa João Paulo II a Fátima marcou o final das cerimónias da peregrinação internacional do 13 de maio no santuário da Cova da Iria.

No vídeo, foi reproduzida a homilia de Karol Wojtyla (1920-2005) a 13 de maio de 1982, um ano depois de ter sido atingido a tiro pelo turco Ali Agca.

«Venho hoje aqui, porque exatamente neste mesmo dia do mês, no ano passado, se dava, na Praça de São Pedro, em Roma, o atentado à vida do Papa, que misteriosamente coincidia com o aniversário da primeira aparição em Fátima, a qual se verificou a 13 de maio de 1917. Estas datas encontraram-se entre si de tal maneira, que me pareceu reconhecer nisso um chamamento especial para vir aqui. E eis que hoje aqui estou. Vim para agradecer à Divina Providência, neste lugar, que a Mãe de Deus parece ter escolhido de modo tão particular», disse na altura o Papa polaco.

Os milhares de peregrinos presentes no santuário relembraram as três visitas que o papa polaco fez a Portugal, em 1982, 1991 e 2000, e ouviram excertos de algumas das alocuções realizadas durante as visitas do santo padre a Portugal.

Foi o momento alto de uma peregrinação que foi preparada pelo santuário de Fátima para ser um momento de ação de graças pela beatificação de João Paulo II, ocorrida no passado dia 01 de maio.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção