PUB
PUB
Nacional
Continua a haver três portugueses nos supermilionários da Forbes
Américo Amorim e Belmiro de Azevedo (Lux)
Redação Lux em 4 de Março de 2013 às 17:52
Continua a haver três portugueses na lista anual dos homens mais ricos do mundo, divulgada nesta segunda-feira pela revista Forbes. Tal como acontecera há um ano, Américo Amorim, Alexandre Soares dos Santos e Belmiro de Azevedo são os três nomes portugueses numa tabela liderada, pelo quarto ano consecutivo, pelo mexicano Carlos Slim, cuja fortuna está agora avaliada em 73 mil milhões, mais 4 mil milhões do que em 2012.

Américo Amorim, dono da Corticeira Amorim, vê a sua fortuna avaliada em 4,1 mil milhões de dólares, menos 300 milhões do que no ano passado devido, explica a revista, à queda no preço das ações da Galp Energia, o ativo mais valioso do empresário de 78 anos. Essa queda explica a perda de 74 posições na lista: Américo Amorim continua a ser o português mais cotado, mas agora na 316ª posição.

Alexandre Soares dos Santos, dono da Jerónimo Martins, é o segundo português da lista, tendo subido 33 posições, para o 458º lugar. A sua fortuna está agora avaliada em 3 mil milhões, mais 300 milhões do que em 2011. A revista refere que o grupo que detém as lojas Pingo Doce conseguiu contornar a estagnação económica em Portugal, devido às lojas na Polónia, que contribuíram com 60 por cento da receita.

O terceiro e último português na lista, Belmiro de Azevedo, viu a sua fortuna avaliada pela revista em 1,45 mil milhões de dólares, mais 500 milhões do que em 2012, devido à valorização das ações da Sonae, detentora dos supermercados Modelo Continente, que tem operações e investimentos em 65 países. Belmiro de Azevedo subiu 129 posições na tabela, ocupando agora o 1024º lugar.

Saiba mais em tvi24.pt
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção