PUB
PUB
Nacional
Filmes 3D só para maiores de 12 anos
Avatar
Redação Lux  com Lusa em 13 de Janeiro de 2010 às 19:07
A comissão que define as idades recomendadas para os filmes exibidos em Portugal admite rever a classificação etária do filme «Avatar» após vários neurologistas terem alertado para os eventuais perigos do efeito 3D nas crianças.

A confirmar-se, este poderá ser o segundo caso de revisionamento de um filme pela Comissão de Classificação de Espectáculos (CCE) em menos de um mês.

Durante o período natalício, o filme «Conto de Natal», também em 3D, classificado inicialmente para maiores de 6 anos, obrigou à reclassificação para 12 anos, devido à perversidade física de alguns personagens, aumentada pelo efeito a três dimensões, «susceptível de provocar medos e pavores nas crianças».

«Sempre que há reclamações do público ou outras revemos a classificação etária de um filme», disse à Lusa António Xavier, presidente da CCE, organismo da Inspecção Geral de Actividades Culturais (IGAC) responsável pelo visionamento e classificação da idade recomendável dos filmes para cinema.

Em relação ao Avatar, o alerta foi lançado na semana passada pela neurologista Teresa Paiva, que considerou preocupante que crianças muito pequenas assistam a filmes com o sistema 3D, devido à «forte estimulação sensorial provocada».

«Fico contente que a Comissão de Classificação de Espectáculos (CCE) reveja a classificação do filme porque é uma questão de senso comum.» Esta é a reacção de Teresa Paiva, neurologista, que na passada semana alertou para o facto de filmes exibidos em 3D.

António Xavier afirma respeitar a opinião dos clínicos e admite que a comissão a que preside venha a fazer novos visionamentos do filme, no sistema 3D e no normal. Face ao resultado, as salas de cinema poderão ter de afixar uma advertência ao público quanto aos efeitos eventualmente suscitados pelo efeito 3D.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção