PUB
PUB
Nacional
Paula Rego pede à Câmara de Cascais que «cuide bem» das suas obras
Paula Rego recebe doutoramento honoris causa (Lux)
Redação Lux em 18 de Maio de 2013 às 10:07
A pintora Paula Rego pediu ao presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, para que "cuide bem" dos seus "bonecos" expostos na Casa das Histórias, dos quais diz sentir "muitas saudades".

Numa mensagem lida pelo autarca de Cascais, a pintora lamentou não poder ter estado presente esta tarde na inauguração da sua exposição com uma centena de obras, entre as quais 14 da série "As Óperas", criada pela artista em 1983.

"Cada dia que passa, mais uma dor que não passa. Tenho muita pena de não vir à Casa das Histórias, à minha casa, visitar os meus bonecos. Cuide bem deles, senhor presidente". Esta foi a mensagem escrita numa carta de Paula Rego, dirigida a Carlos Carreiras, lida pelo próprio.

O autarca prometeu anuir ao pedido da pintora e cuidar dos seus "bonecos".

"Paula Rego é uma ¿dos nossos¿ e não vai ficar para trás", afirmou.

Há um mês, o presidente da Câmara de Cascais e Paula Rego assinaram, em Londres, um acordo que entrega à autarquia a gestão do museu com o nome da pintora.

A exposição hoje inaugurada é a primeira desde a assinatura desse acordo e, na ausência da pintora, contou com a presença do diretor da Marlborough Gallery de Londres, John Erle-Drax, que enfatizou a "beleza e originalidade" desta coleção de Paula Rego.

"São dos mais bonitos e originais quadros que ela já fez¿, afirmou Erle-Drax. ¿Na altura [1983], não foram nada populares, mas agora são um sucesso, como, aliás, é tudo o que ela faz", disse o responsável pela galeria que trabalha com a artista.

Aos jornalistas, John Drax não quis revelar quaisquer acordos com a Câmara de Cascais para intercâmbio de obras com a galeria de Londres e sublinhou que o seu papel é "promover Paula Rego".

Sobre a Casa das Histórias, John Drax realçou o lado "intimista" do museu.

"É um dos melhores museus, mais pequenos e privados do mundo, além de que foi construído a partir do nada, e com um muito baixo orçamento", acrescentou.

A mostra "As Óperas" estava programada pela anterior diretora da Casa das Histórias, Helena de Freitas, que pediu demissão do museu em março, depois da passagem da instituição para a gestão municipal, com a extinção da Fundação com o nome da artista.

A nova mostra temporária da Casa das Histórias Paula Rego é inspirada nos libretos e na memória infantil das óperas favoritas da pintora de 77 anos.

Esta série foi apresentada publicamente pela primeira vez, numa exposição de arte britânica, em Nova Iorque, intitulada "Eight in the Eighties", em 1983, ano em que os quadros foram criados, "apenas em três meses".

A exposição "As Óperas" vai estar patente na Casa das Histórias até 29 de setembro.

LUSA
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção