PUB
PUB
Nacional
Redação Lux  com Vanessa Bento em 23 de Dezembro de 2010 às 20:02
António Pinto Basto em produção de Natal para a Lux
A os 58 anos, António Pinto Basto é um amante assumido do Natal. Esta paixão que tem desde criança é agora partilhada com os seus cinco filhos - Egas, de 22 anos, Gustavo, de 20, Maria Amélia, de 18, Carlota, de 4, e António, de 3 -, com quem cria todos os anos recordações que ficarão para sempre. Entre os enfeites da árvore de Natal e os doces típicos desta época, o fadista recria cada momento como se fosse o primeiro. E fá-lo sempre com um brilho especial no olhar.

«Tento sempre cumprir estas tradições quando os meus filhos estão comigo. Claro que eles muitas vezes desajudam mais do que ajudam, mas é muito mais especial com eles», assume.

Separado há cerca de dois anos de Mariana Oliveira, António Pinto Basto tenta, pelo segundo ano consecutivo, habituar-se ao facto de passar o dia 24 longe dos filhos. Habituado a passar o Natal em família, o fadista não nega a saudade que sente dos anos anteriores.

«O facto de não os ter ao pé de mim na noite de 24 mexe um bocadinho comigo.»

Este ano, no entanto, a saudade vai ficar ainda mais acentuada. Maria Amélia não vai passar a quadra em Portugal e, pela primeira vez, vai estar longe da família nesta época tão especial. A jovem está desde agosto a estudar nos Estados Unidos e por lá vai continuar até junho.

«Vamos passar o Natal sem ela. Custa muito, sentimos muito a falta dela, mas isto é bom para a minha filha. Além disso, ela está numa família muito simpática, está muito integrada e de certeza que lhe vão proporcionar um Natal muito aconchegante», refere o fadista.

Leia toda a entrevista na edição impressa disponível para download
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção