PUB
PUB
Nacional
Nair Coelho em 5 de Março de 2011 às 20:02
Francisco de Mello Breyner fotografado com a família para a Lux
«O Zmar é um negócio de família para a família.» É assim que Francisco de Mello Breyner define o projeto que idealizou há cinco anos e que se transformou num exemplo único de turismo sustentável, elogiado dentro e fora de Portugal. Por isso, já ganhou diversos prémios, o último dos quais atribuído pela Alan Rogers, a maior editora de roteiros de campistas da Europa.

Inserido no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, perto da Zambujeira do Mar, o Zmar é, de acordo com o seu criador, «muito mais do que um parque de campismo. Há chalets de madeira, um parque aquático, com uma piscina com ondas que já se tornou célebre, um parque infantil, ginásio, campos para atividades e muito mais.»

Neste projeto, Francisco, de 59 anos, que se mudou para o Alentejo quando o Zmar começou a ganhar forma, contou com o apoio de toda a família. À exceção do filho mais novo, Frederico, de 21 anos, que ainda está a estudar, o antigo profissional do ramo imobiliário tem a seu lado a mulher, Marcela de Mello Breyner, com quem está casado há 27 anos, e as quatro filhas.

Beatrice, de 32 anos, ajudou na criação dos espaços para as crianças e na decoração, Elisabeth, de 31, é responsável pela restauração, Francesca, de 26, trata da comunicação e da imagem do Zmar, e Marcela, de 25, do departamento financeiro.

Leia toda a entrevista na edição impressa disponível para download
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção